Já está a decorrer o processo de candidatura aos Prémios KNX Portugal 2021, que procura distinguir profissionais e entidades, bem como projectos, que recorram ao Protocolo KNX nos edifícios. A candidatura pode ser submetida até ao próximo dia 14 de Dezembro.

A Associação KNX Portugal está a promover novamente os Prémios KNX Portugal. Segundo a entidade, o objectivo é reconhecer, no âmbito nacional, “empresas, organizações e profissionais que promovem, projectam, implementam e estudam as melhores e/ou mais inovadoras soluções globais de gestão integrada de edifícios recorrendo ao Protocolo KNX”. Os edifícios podem ser de qualquer tipo, isto é, residencial, de serviços ou industrial.

Para isso, os Prémios são atribuídos anualmente em três categorias – Prémio KNX Projectista, Prémio KNX Integrador e Prémio KNX. Recorde-se que a norma KNX é aplicada desde a iluminação e controlo de estores, até ao controlo de água ou a sistemas AVAC ou de vigilância, de forma a promover o conforto, o controlo e a eficiência energética.

A participação, por iniciativa própria ou por indicação de terceiro, pode ser feita em mais do que uma categoria. Os candidatos podem ainda submeter mais do que um projecto ou uma acção a concurso em cada categoria.

As candidaturas são obrigatórias e gratuitas. Devem ser efectuadas on-line, aqui, até ao próximo dia 14 de Dezembro.

As submissões serão depois avaliadas por um júri composto pelo presidente da Associação KNX Portugal, Rui Horta Carneiro, pelo arquitecto Rui Dias, do Atelier NOZ, pelo coordenador do CLASSE+ da ADENE, Paulo Santos, e por representantes de órgãos de comunicação social especializados.