Para ir ao encontro das mais recentes preocupações com o meio ambiente e com a sustentabilidade, a conferência internacional “Oil & Money” vai mudar de nome. O evento, que durante 40 anos foi um dos mais importantes no que ao sector do petróleo diz respeito, irá passar a ter a denominação de “Energy Intelligence Forum”, a partir da edição do próximo ano.

Segundo a agência de notícias Bloomberg, a nova designação pretende dotar a conferência de novas abordagens à problemática actual com as questões ambientais e de sustentabilidade.  “O mundo necessita de energia, mas a indústria da energia tem de encontrar essas necessidades energéticas de uma forma mais sustentável. Sentimos que a nossa conferência precisava de uma nova identidade e de um novo mandato”, explicou, em comunicado, a Energy Intelligence, organizadora da conferência,

Esta é uma mudança que se pretende venha amenizar o ambiente que, todos os anos, envolve o evento e que tem levado muitos a questionarem se o mesmo engloba os novos desafios ambientais. Recorde-se que, nos últimos tempos, e à medida que a problemática das alterações climáticas se tornou mais premente, a conferência passou a ser um dos alvos dos protestos a favor do ambiente. No ano passado, os protestantes marcaram presença em grande número nas imediações do local onde se realizou a conferência com uma tarja onde se podia ler “Climate Criminals Enter Here”.

A edição deste ano, a última com o nome de “Oil & Money”, irá decorrer entre os dias 8 e 10 de Outubro, em Londres, com o tema “Strategies for the Energy Transition”.