O mais recente relatório da associação norte-americana da indústria de energia solar, tornado público em Dezembro, não deixa margem para dúvidas: o terceiro trimestre de 2019 registou um valor recorde de potência solar instalada. Foi instalado um total de 712 megawatts (MW) de potência solar fotovoltaica no mercado residencial dos Estados Unidos da América (EUA), numa demonstração do crescente interesse pela energia solar no mercado daquele país.
O mercado solar dos EUA registou o seu maior crescimento de sempre no terceiro trimestre do ano que terminou. Para além do crescimento geral registado pelo país, 15 estados norte-americanos bateram o seu próprio recorde para o mesmo período. A capacidade de produção de energia solar foi aumentada em 2,6 gigawatts (GW) no terceiro trimestre, fazendo crescer a capacidade solar do país para os 71,3 GW, “suficiente para dar energia a 13,5 milhões de habitações americanas”, lê-se no comunicado que acompanha o lançamento do U.S. Solar Market Insight, relatório da Wood Mackenzie Power & Renewables and the Solar Energy Industries Association (SEIA). O documento, da associação norte-americana que representa as indústrias de energia solar, refere ainda que foram instalados 712 MW de potência solar para o mercado residencial no período referido.
A capacidade instalada no terceiro trimestre representa um crescimento de 45 % face ao crescimento registado no mesmo trimestre de 2018 e de 25 % face aos valores registados no segundo trimestre de 2019. O crescimento do mercado solar residencial estará ligado, sobretudo nos estados com os mercados mais pequenos, à contínua descida dos preços e às melhorias na competitividade económica do sector solar em todo o país.
O estado da Califórnia continua a representar o maior mercado solar residencial dos EUA, tendo registado a instalação de aproximadamente 300 MW de potência solar no terceiro trimestre deste ano, sendo um dos 15 estados norte-americanos que bateram o seu recorde de crescimento trimestral.
Não é, contudo, só no mercado residencial que há crescimento a registar. Foram apresentados, em 2019, projectos de centrais fotovoltaicas que totalizam 21,3 GW de potência solar, elevando a capacidade de produção destas instalações em todo o território norte-americano aos 45,5 GW. Segundo o recém-publicado relatório, a capacidade solar fotovoltaica dos EUA deverá “mais do que duplicar” no decorrer dos próximos cinco anos.
A associação responsável pela elaboração do relatório, espera que o total de potência solar instalada nos EUA alcance os 13 GW, o que representará um aumento anual de 23 %.