Foi lançado o primeiro questionário sobre o mercado dos serviços de energia em Portugal. Os resultados serão utilizados na nova edição do relatório “Observatório de Eficiência Energética”, que pretende recolher informações sobre a evolução do mercado dos serviços de energia. Pela primeira vez, esta edição irá incluir dados de Portugal.

A Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Energia (APESEnergia) e a Asociación Nacional de Empresas de Servicios Energéticos (ANESE) publicaram, no dia 22 de Junho, o primeiro questionário sobre o mercado dos serviços de energia em Portugal. O inquérito tem como objectivo recolher informações relativas às actividades desenvolvidas em 2020, a integrar no relatório estruturante “Observatório de Eficiência Energética”, que servirá como fonte de consulta e análise da evolução do mercado de serviços de energia, e como apoio à definição de políticas energéticas.

Todas as Empresas de Serviços de Energia (ESE) e empresas a operar no mercado ibérico da eficiência energética e energias renováveis podem preencher o questionário até ao dia 6 de Julho de 2021. De notar que o tratamento dos dados tem por base a metodologia utilizada pela ANESE nos últimos anos, pelo que a informação fornecida é confidencial.

“Os desígnios energéticos e climáticos estabelecidos pela União Europeia e especificamente em Portugal, através do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC), dependem, de forma directa, do aumento do mercado de serviços de energia e, consequentemente, da melhoria da eficiência energética nacional, sendo essencial a existência de ferramentas de monitorização, para que seja possível acompanhar a evolução do mercado e retirar elações dos dados recolhidos”, explica Jorge Borges de Araújo, da APESEnergia.

Aceda ao questionário em português aqui.