Para quem trabalha na área da sustentabilidade e, mais concretamente, na construção sustentável, há uma nova proposta de leitura no mercado nacional. Susana Lucas, docente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), acaba de lançar um guia prático sobre a construção sustentável que reúne “diversas estratégias até para conseguir edifícios saudáveis a partir da sua manutenção”.

O livro, com o título de “Da Manutenção Preventiva à Gestão Sustentável de Edifícios” pretende sistematizar a informação na área da construção civil para as componentes estrutural e não estrutural dos edifícios. Segundo a autora, pretende-se, com esta obra, “apresentar as linhas orientadoras para a criação de um Manual de Manutenção Preventiva de Edifícios na vertente da construção civil, considerando edifícios com menos de 60 anos, e usualmente com estrutura em betão armado”. Adicionalmente o livro aborda diversas estratégias de sustentabilidade “na manutenção e como podemos conseguir edifícios mais saudáveis a partir” deste procedimento.

O livro, com 116 páginas, é o resultado de 12 anos de ensino em áreas como construção sustentável e inovação tecnológica, manutenção preventiva de edifícios, reabilitação térmica e acústica de edifícios, qualidade e economia na construção, e planeamento e gestão de empreendimentos, e surge de uma “falha” no mercado, identificada por Susana Lucas.  “Todos os livros que conheço da área da manutenção estão sempre relacionados com a componente de equipamento. Além disso, em visitas técnicas a edifícios públicos, verifiquei sempre que a componente de construção civil apenas era intervencionada quando já existiam problemas e por vezes recorrentes”, refere.

O livro pode ser adquirido na Booki, por 10,71 Euros.