No sentido de obter mais informações sobre as one-stop-shops e os serviços que oferecem para as reabilitações energéticas nas casas europeias, o projecto EU PEERS lançou um inquérito que pretende aumentar o impacto dos balcões únicos na Europa.
Através das respostas obtidas pelo inquérito, a Comunidade de Práctica de Pares da UE para serviços integrados de renovação de casas espera conseguir responder a questões como: quantos balcões únicos estão a prestar serviços integrados de renovação energética doméstica aos proprietários de habitações na Europa? Onde é que estão localizados? Quais são os seus modelos de negócio? Que resultados estão a obter? Qual é o seu impacto nas taxas de renovação dos edifícios residenciais nos seus territórios?
Isto porque o EU PEERS encontra-se na fase de construção de uma comunidade. Essencialmente, as respostas ao inquérito irão ajudar o projecto a mapear as one-stop-shops existentes e em fase de criação, assim como os seus promotores na Europa, e a aumentar o impacto das one-stop-shops através de acções de sensibilização.
O inquérito é composto por três partes:
Na primeira parte do inquérito, o intuito é saber quem responde ao inquérito – se se trata de um balcão único ou de uma organização que apoia um ou vários balcões únicos nas suas actividades;
Na segunda parte, é pedido às one-stop-shops que partilhem a sua informação básica e os seus contactos, incluindo questões como “Quantos habitantes abrange o seu balcão único?”, “Qual é o estatuto jurídico?” ou “Quais foram as fontes de financiamento da sua one-stop-shop em 2023?”;
Em terceiro e último lugar, é analisado o desempenho das one-stop-shops e os resultados alcançados durante o último ano para compreender o seu impacto. “Quantos proprietários de casas o seu balcão único aconselhou em 2023?” ou “Quantas auditorias energéticas, diagnósticos ou cenários realizou em 2023?”, são algumas das perguntas presentes nesta última parte do questionário.
A Comunidade de Pares da UE irá recolher os dados anualmente e agregá-los para mostrar o progresso do movimento na Europa, mantendo o anonimato das respostas individuais. Com o contributo das respostas ao questionário, o projecto acredita que será possível promover e aumentar o impacto das one-stop-shops e dos serviços integrados de reabilitação energética de habitações na Europa. O inquérito também ajudará a identificar as necessidades de desenvolvimento de capacidades das one-stop-shops e os obstáculos que precisam de ser ultrapassados.
Os membros da Comunidade Pares da UE que responderem ao inquérito podem também decidir partilhar os seus dados individuais com os seus pares na plataforma online da EU PEERS reservada para membros, algo que o projecto considera que pode melhorar a compreensão dos modelos de negócio, resultados e desafios de cada membro e facilitar a troca directa de conhecimento entre os membros da comunidade.
Fotografia de destaque: © EU PEERS