A Coopérnico, cooperativa de desenvolvimento sustentável, está a comprar o excedente das Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC), sistema que pode ser utilizado por particulares, condomínios e empresas e que permite produzir localmente a própria energia e contribuir directamente para o abatimento dos valores na factura de electricidade. 

A compra é feita a preço indexado, seguindo a fórmula Preço de Compra = QProgProduzido x (PM x (1-K)). QProgProduzido é a quantidade de energia excedentária, PM refere-se ao valor fixado em mercado grossista OMIE para cada hora do dia. K é a margem da Coopérnico, ou seja 20%.

Há um formulário para preencher e alguns documentos necessários para viabilizar o processo. Por exemplo, é pedido o Certificado de Exploração emitido pela DGEG ou o Registo de MCP (recibo de submissão com todos os dados do registo). É igualmente preciso ter actividade aberta nas Finanças (com o CAE 36113) e ter assinatura digital.

O formulário está disponível online e na página da Coopérnico também podem ser consultados todos os passos a dar para ser possível a venda de excedente.