A União Europeia colocou à disposição das partes interessadas cerca de 112 milhões de euros para financiar a investigação, inovação e colocação no mercado de tecnologias ligadas à eficiência energética.

As candidaturas abriram a 12 de Março, focando temas relacionados com energia segura, limpa e eficiente, e que podem abranger cinco grandes áreas: edifícios, indústria, finança, autoridades públicas e apoio político e consumidor e serviços.

Os interessados têm até ao dia 3 de Setembro deste ano para submeterem as candidaturas, que serão geridas pela Agência Executiva para a Competitividade e a Inovação (EASME, na sigla em inglês), e submetidas através do portal Funding and Tender Opportunities.

Recorde-se que os temas visados foram apresentados a 22 de Janeiro, durante o Energy Efficiency Info Day. O evento, que decorreu em Bruxelas, na Bélgica, apresentou-se como o fórum primordial para os interessados recolherem o máximo de conhecimento e referências, de modo a poderem planear da melhor forma uma proposta de financiamento para os seus projectos. O Energy Efficiency Info Day contou com cerca de 500 participantes, desde players ligados à indústria, academia, autoridades públicas, sociedade civil e instituições europeias.