É já no próximo dia 22 de Maio que decorre o webinar de apresentação para Portugal da EUCF – European City Facility, a ferramenta europeia que pretende ajudar os municípios europeus a alavancar a concretização de investimentos para a transição energética. O evento digital marcará também o lançamento do primeiro concurso.

Apresentada no passado dia 19 de Fevereiro, a nova ferramenta europeia, sob financiamento do programa Horizonte 2020, pretende ajudar 200 municípios europeus a desenvolver um plano de investimentos na área da transição energética. Cada uma das cidades e municípios seleccionados vai dispor de apoio financeiro no valor de 60 mil euros, destinados a contratar serviços de assessoria técnica, legal ou financeira para o desenvolvimento de planos para a captação de investimentos públicos e privados. O montante atribuído pode ainda ser utilizado na realização de auditorias energéticas, estudo de viabilidade ou em análises de mercado.

Com um orçamento total de 13 milhões de euros, a iniciativa comunitária tem como objectivo acelerar a implementação dos Planos de Acção para a Energia e Clima da União Europeia (UE) e pretende alcançar, como resultado final, a mobilização de investimentos locais em eficiência energética e energias renováveis.

No próximo dia 22, e marcando o lançamento da primeira chamada destinada à participação de cidades e municípios, será realizado um webinar de apresentação da EUCF em Portugal. A sessão, que decorrerá entre as 10 horas e as 12h30, é de participação gratuita e inscrição obrigatória (aqui). A apresentação vai contar com a participação do director da Associação das Agências de Energia e Ambiente (RNAE), Nuno Ferreira, do gestor de projectos da Energy Cities (associação europeia de cidades para a transição energética) e coordenador geral da EUCF, Francisco Gonçalves, e com o director da Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste (Oeste Sustentável), Rogério Ivan.

Coordenado pela Energy Cities, este projecto vai decorrer até 2023 e é orientado para todas as autoridades locais, agrupamentos de municípios e comunidades regionais dos 27 Estados-Membros da UE e do Reino Unido. Em Portugal, esclarece a RNAE em comunicado, a chamada dirige-se aos municípios, associações de municípios e comunidades intermunicipais.