A comunidade EU-Peers concebeu sete laboratórios de aprendizagem no sentido de aprofundar os conhecimentos e as competências em matéria de reabilitação de habitações. A iniciativa arranca já este mês com uma primeira sessão sobre a qualidade dos trabalhos de renovação. 

Estes laboratórios vão oferecer sessões online gratuitas conduzidas por especialistas para ajudar os actores locais a aprofundar os seus conhecimentos sobre como proceder a renovações energéticas. As sessões são centradas em diferentes tópicos: qualidade na reabilitação; combate à pobreza energética através de balcões únicos; governação a vários níveis para a implementação de um balcão único; monitorização do impacto dos balcões únicos; estratégias de participação dos proprietários; alianças e parcerias; e modelos de negócio a nível público, privado e híbrido. 

Os laboratórios destinam-se a municípios, agências de energia e profissionais de reabilitação que procuram melhorar a prestação de serviços, partilhar e aprender com casos reais e explorar abordagens a nível da União Europeia para os desafios da reabilitação. 

Cada laboratório de aprendizagem sobre um tema consiste em três sessões online de aproximadamente duas horas cada e com um máximo de 20 participantes. A inscrição é necessária e feita para um laboratório de aprendizagem completo, ou seja, para as três sessões sobre esse tema. Os laboratórios de aprendizagem serão realizados em inglês através da plataforma Zoom e são gratuitos para os participantes. 

Fotografia de destaque: © EU PEERS