Este será o 12.º webinar da Zero-Emission Buildings Academy e tem data marcada para 18 de Junho, entre as 13h e as 14h (hora de Lisboa). É lançado em parceria com o BPIE (Buildings Performance Institute Europe) e a ICA Europe (Associação Internacional do Cobre).
O calor representa 80% das necessidades energéticas dos edifícios – o fornecimento de água quente, aquecimento e arrefecimento nas habitações e edifícios é crucial para a saúde e o bem-estar das pessoas. E a sua descarbonização não é menos importante quando falamos sobre transição energética: “é urgente proporcionar uma escolha justa de tecnologias fiáveis, limpas e acessíveis para que as pessoas possam satisfazer as suas necessidades de forma sustentável”, refere o comunicado da conferência.
Este webinar vai abordar a disposição do “mandato solar” na Directiva sobre o Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) para acelerar a implantação da energia solar no sentido de apoiar a independência da Europa dos combustíveis fósseis, proteger os europeus da volatilidade dos preços dos combustíveis fósseis e alcançar os objetivos climáticos europeus. Será também abordado o potencial do calor solar para edifícios residenciais e do sector terciário. O evento conta com a intervenção de Anette Persson, policy officer da Direcção-Geral da Energia/Comissão Europeia.
Também a directora-geral da Solar Heat Europe, Valérie Séjourné, vai focar as atenções no sector solar térmico, nas várias tecnologias disponíveis (incluindo PVT – colectores solares híbridos fotovoltaico-térmico, ou seja, equipamentos que integram um módulo fotovoltaico, para a conversão de energia solar em energia eléctrica, e um módulo com elevada eficiência de conversão térmica), as suas especificidades e potencial contribuição para o objectivo da neutralidade climática em 2050.
No final da sessão, vai existir um espaço para perguntas e respostas com o público. As inscrições para o webinar estão disponíveis aqui.
Fotografia de destaque: © Shutterstock