Segundo um comunicado da ADENE – Agência para a Energia, o Programa ECO.AP 2030, o instrumento estratégico para a descarbonização e a melhoria da eficiência dos recursos na Administração Pública, com operacionalização técnica da ADENE, registou “avanços significativos no primeiro trimestre de 2025”.
É destacada a adesão de mais 54 Gestores de Energia e Recursos (GER), o aumento de registos no Barómetro ECO.AP de mais de 3 587 veículos da Administração Pública Central e de mais 29 instalações sistemas fotovoltaicos e 13 sistemas solares térmicos. Para a ADENE, estes dados reflectem “a aceleração do sector público na transição energética e na adopção de soluções sustentáveis em linha com os objectivos do ECO.AP 2030”.
A agência salienta ainda o aumento da energia renovável, com 29 instalações com sistemas fotovoltaicos e 13 com sistemas solares térmicos, a aposta na formação e capacitação, com 1 830 participantes em 40 acções de sensibilização e formação, e um aumento da qualificação, com o número de Gestores de Energia e Recursos a aumentar para 571, graças à adesão de mais 54 profissionais. Para além disto, 69 entidades submeteram os seus Planos de Eficiência e Descarbonização para o triénio 2025-2027, “demonstrando compromisso com a antecipação de metas e com a planificação de medidas concretas”.
No comunicado, a ADENE considera que “estas melhorias reforçam o papel do Barómetro como instrumento de transparência, prestação de contas e apoio à decisão no contexto da transição energética e da sustentabilidade na Administração Pública”.
Fotografia de destaque: © Shutterstock