A decorrer entre hoje e amanhã, a Conferência Passive House Para Todos vai promover a discussão em torno do conceito de construção de edifícios passivos. O encontro, promovido pela Associação Passivhaus Portugal, tem transmissão em directo nas redes sociais e conta com a participação de oito oradores.

Marcada para os dias 19 e 20, a conferência promovida pela Associação Passivhaus Portugal iniciou-se esta manhã e está aberta à participação, gratuita, de todos os interessados, mediante inscrição on-line. O encontro, em torno dos edifícios de baixo carbono e com reduzidas necessidades energéticas para o aquecimento e arrefecimento, vai contar com a participação de oito oradores. Do programa constam duas sessões diárias, com duas intervenções cada uma. Em discussão estarão temas como o papel das coberturas verdes na atenuação do efeito da ilha de calor, “a Passive House como bateria térmica em Smart Grids” ou “a Passive House e a defesa do consumidor”, numa sessão que contará com a intervenção de Ricardo Pereira, da Deco Proteste.

Realizado através de videoconferência e com transmissão em directo na página de Facebook da Associação Passivhaus Portugal, o encontro conta com a participação, entre outros, de representantes da Associação Nacional de Coberturas Verdes, do sistema de certificação LiderA, do Laboratório Regional de Engenharia Civil dos Açores e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A participação dos participantes inscritos na conferência será feita através da caixa de comentários da plataforma Zoom, esclarece a organização.

Na última sessão da conferência, participará Daniel Sánchez Peinado, da espanhola PEP – Plataforma Edificación Passivhaus, numa intervenção sobre “habitação social Passive House em Espanha”.

A Edifícios e Energia é parceira de comunicação da conferência.