Depois da apresentação dos vencedores de 2020, decorrida em Fevereiro, os Building Performance Awards preparam-se para a sua edição de 2021 com a abertura do período de submissão de candidaturas, cujo prazo termina a 3 de Setembro deste ano. Organizados pela associação internacional de engenharia CIBSE, sediada em Londres, estes galardões encontram-se no seu 14º ano de existência e visam premiar o desempenho efectivo de edifícios em várias áreas ligadas à eficiência energética e à sustentabilidade.

Depois de, em Fevereiro terem sido desvendados os vencedores da edição de 2020, em categorias como a renovação do ano ou o “campeão do desempenho de edifícios”, encontra-se agora aberta a fase de candidaturas para a edição do próximo ano. Até 3 de Setembro, podem ser submetidas livremente as candidaturas para as várias categorias – Consultoria do Ano, Colaboração do Ano, Produto e Inovação do Ano nas áreas Conforto Térmico e Bem-estar, Aprendizagem e Desenvolvimento, Gestão de Instalações, Engenheiro do Ano e Projecto do Ano, um prémio que é atribuído individualmente nas subcategorias Comercial/Industrial, Uso Público, Residencial, Internacional e Reabilitação.

A CIBSE, associação internacional que representa engenheiros de serviços de edifícios, antecipa para a edição de 2021 “um forte interesse”, já que “existe um foco mais próximo que nunca no desempenho dos edifícios e no seu impacto na saúde e no bem-estar dos seus ocupantes”. Segundo a associação que organiza os Building Performance Awards, estes são “os únicos” prémios cujas candidaturas “são julgadas tendo por critério o desempenho efectivo” dos edifícios, “ao invés das projecções ou das intenções do desenho”. Na avaliação das candidaturas recebidas, são considerados os resultados e os impactos alcançados pelos edifícios e os seus sistemas em matérias como a eficiência energética e a sustentabilidade.

Podem candidatar-se, on-line e de forma gratuita, organizações de todo o mundo responsáveis pelo desenho, construção e operação de edifícios comerciais, residenciais e industriais. A lista de projectos seleccionados, entre as candidaturas submetidas, será anunciada em Novembro. Os vencedores serão anunciados a 25 de Fevereiro do próximo ano, numa cerimónia a realizar na cidade de Londres.