Começa esta terça-feira, em Coimbra, a CEES 2021 – Internacional Conference Construction, Energy, Environment & Sustainability. O evento internacional, organizado pelo Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, decorre até sexta-feira, dia 15, em modo presencial, mas pode também ser assistido on-line.
Esta é a primeira edição da conferência internacional, cujo objectivo é reunir investigadores, engenheiros, gestores e todos os agentes envolvidos em políticas de construção, energia e ambiente. Embora decorra presencialmente, e face aos constrangimentos do momento pandémico, o evento permite a participação remota através de uma plataforma digital.
Neste que será o primeiro dia da CEES 2021, espera-se a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, da presidente da CCDR-C, Isabel Damasceno, do presidente do Itecons, António Tadeu, e ainda do presidente do Instituto Superior Técnico, Jorge de Brito. Depois da sessão de abertura, o evento decorre com a participação de especialistas internacionais e a apresentação de investigação e trabalhos científicos.
“Mais do que nunca, é necessário aumentar a sustentabilidade do ambiente construído e das actividades de construção”, refere o comunicado do Itecons. “Globalmente, enfrentamos escassez de recursos, mudanças climáticas e aumento da área de urbanização. À medida que as preocupações com sustentabilidade, eficiência e bem-estar continuam a crescer, a indústria da construção não deve apenas continuar a concentrar-se nas novas tecnologias, processos e materiais, mas também solucionar os desafios gerados pela construção existente”, lê-se na mesma fonte.