A necessidade demonstrada por clientes, investidores e ocupantes levou a CBRE, consultora na prestação de serviços para o sector imobiliário, a criar uma área de sustentabilidade, integrada na área de Consultoria Estratégica. Segundo a empresa, que anunciou a novidade esta semana, este é um tema que se tornou “uma prioridade incontornável para todos os players relevantes do sector imobiliário”.

A nova área vai estar a cargo de Bernardo Freitas, que, até aqui, ocupava o cargo de director técnico para Property Management na CBRE. Com esta novidade, a CBRE vai passar a disponibilizar serviços como Estratégia ESG (Environmental, Social & Governance); Estratégia NZC (Net Zero Carbon); Mobilidade Sustentável; Due Diligences de Sustentabilidade (SDD); Certificações (BREEAM, LEED, WELL); e Eficiência Energética e Renováveis.

“A sustentabilidade é uma componente fundamental no posicionamento da CBRE, pelo que pretendemos agora ser pioneiros e trabalhar a sustentabilidade em todos os sectores e áreas de negócio, assim como em todas as fases dos projetos imobiliários dos nossos clientes, avançou o gestor.

Francisco Horta e Costa, director-geral da CBRE Portugal, referiu que a sustentabilidade é um domínio que tem cada vez mais impacto na tomada de decisão, e acrescentou que “a criação desta área sustenta e reforça o que já estava a ser colocado em prática”, permitindo à CBRE alargar e melhorar as suas estratégias neste âmbito.