O concurso EU BIM for Building Renovation Competition, que visa distinguir os melhores projectos de reabilitação que recorram a uma das ferramentas do BIM [Building Information Model], alargou o prazo de candidaturas até Abril. A participação é gratuita e destina-se a estudantes e profissionais da indústria de construção e design.

Com o objectivo de fomentar o uso do BIM para a reabilitação profunda do sector residencial, o projecto BIM-SPEED organiza a competição EU BIM for Building Renovation Competition, lançada em Junho de 2021. Trata-se de uma competição internacional que convida equipas de profissionais e estudantes, em duas categorias respectivamente, a apresentarem um projecto de reabilitação

O projecto a submeter tem de aplicar uma ferramenta ou um método BIM que tenha sido desenvolvido pelos parceiros do projecto, com a possibilidade de conjugação com outras ferramentas do mercado. De acordo com a organizadora, o desafio é que o projecto resulte em “poupanças de energia para os ocupantes [do edifício], melhore o conforte e, ao mesmo tempo, reduza a duração e o custo totais do processo de renovação”.

Além disso, segundo a iniciativa, as equipas profissionais devem apresentar um projecto de reabilitação de um edifício residencial em fase de design, enquanto as equipas de estudantes devem utilizar um projecto de design de reabilitação disponível nos sites demo do BIM-SPEED.  Cada equipa tem de ter pelo menos dois membros com backgrounds diferentes (por exemplo, engenharia civil e arquitectura), não havendo número máximo de participantes.

As três equipas vencedoras de cada categoria terão acesso a vários prémios, entre os quais, a oportunidade de apresentar os projectos vencedores no EUSEW 2022 e/ou Sustainable Places 2022. Os três finalistas da categoria profissional terão também a possibilidade de apresentar o projecto ao Conselho dos Arquitectos da Europa, de participar na BIM task force da REHVA e de obter licenças gratuitas para as ferramentas deste modelo de projecção e construção. 

Com o alargamento dos prazos de candidatura, o concurso tem agora definido o dia 18 de Abril como data limite para o registo das equipas e o dia 25 de Abril como data limite para a submissão dos projectos.

Financiado pelo Horizonte 2020, o projecto BIM-SPEED tem desenvolvido metodologias e ferramentas com recurso a BIM para facilitar o processo de reabilitação do edificado para todos os actores do sector de design e construção envolvidos.