A ASHRAE lançou, em meados de Abril, novas recomendações sobre a relação entre o funcionamento de sistemas AVAC em edifícios e a propagação aérea do novo coronavírus (covid-19). A sociedade internacional de AVAC-R considera que a continuidade de operação de sistemas de ar condicionado, aquecimento e ventilação podem “ajudar a controlar” a propagação do vírus.
O grupo de trabalho de resposta a epidemias recentemente criado pela ASHRAE não deixa dúvidas: os espaços sem circulação de ar “podem causar stress térmico às pessoas” e podem também “reduzir a resistência à infecção”. Lançado no final de Março, para “garantir que os edifícios estão preparados” para dar resposta à crise global de saúde pública, no que respeita à operação e manutenção de equipamentos AVAC-R, o grupo deixa duas novas orientações que se opõem àquilo que a associação apelida de “declarações falsas”, que dariam conta de que a operação de sistemas AVAC comerciais e residenciais poderia promover a propagação do novo coronavírus.
A ASHRAE considera que manter em funcionamento sistemas de ar condicionado durante a pandemia “pode ajudar a controlar a propagação do vírus”. “No geral, a desactivação de sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado não são medidas recomendadas para reduzir a transmissão do vírus”, esclarece.
Nas suas recomendações, a entidade do sector AVAC atenta sobre a transmissão aérea do vírus, afirmando que a operação dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado “pode reduzir a exposição aérea” ao mesmo. Recomenda-se a ventilação e a filtragem do ar através de sistemas AVAC, já que estas operações podem levar a uma “redução da concentração aérea” do vírus e de outros “contaminantes do ar”, trazendo, consequentemente, um menor risco de transmissão através desta via.
Estas orientações chegam em resposta às preocupações de trabalhadores do comércio, da saúde, da indústria e de utilizadores de transportes públicos, respondendo também aos receios do público em geral, declara a ASHRAE em nota de imprensa.
O comité ambiental da ASHRAE lançou um guia informativo sobre a relação entre a transmissão aérea do vírus e a operação de sistemas AVAC (disponível aqui, em formato PDF). A entidade conta ainda com uma página web dedicada à pandemia global do novo coronavírus, onde disponibiliza informação actualizada e as recomendações emitidas para o sector AVAC.