A ASHRAE – Sociedade norte-americana de AVAC-R anunciou, a 31 de Março, a criação de um grupo de trabalho especial para responder à pandemia global do novo coronavírus. O grupo da sociedade norte-americana de AVAC-R é chefiado por um ex–dirigente da sociedade e pretende ajudar a mobilizar os seus recursos técnicos do sector perante a actual crise de saúde pública.
O principal objectivo do recém criado grupo de resposta a epidemias é o de manter “a comunicação com os seus membros, parceiros industriais, gestores de edifícios e de instalações, agências governamentais e o público em geral”, proporcionando linhas orientadoras e recursos técnicos para “garantir que os edifícios estão preparados” para a situação actual e para futuras pandemias.
Do trabalho do grupo é esperada a publicação de recomendações no que respeita à operação e manutenção de equipamentos de aquecimento, ventilação e ar condicionado em edifícios de cuidados de saúde, mas também em ambientes domésticos, de trabalho e em espaços públicos. Adicionalmente, o grupo vai publicar recomendações para a instalação de hospitais temporários, como os que estão a ser montados em centros de conferências, recintos desportivos e culturais.
Todas as questões técnicas e pedidos de orientação submetidos à ASHRAE no contexto da presente pandemia vão ser alvo de análise técnica por parte da nova equipa, chefiada por William Bahnfleth, professor na universidade do estado norte-americano da Pensilvânia e ex-presidente da sociedade de AVAC-R norte-americana (2013 – 2014). O grupo vai ainda estar responsável pela coordenação de recursos internos da ASHRAE e pela monitorização de entidades externas no sector AVAC e membros da sociedade.
A criação deste grupo de trabalho acompanha também o trabalho já realizado por várias as instituições do sector AVAC para dar resposta à crise global de saúde pública criada pela propagação do covid-19. A Federação Europeia das Associações de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (REHVA) havia já lançado no decorrer do mês de Março um guia para prevenir a propagação do novo coronavírus em edifícios de serviços abertos ao público com sistemas de ventilação mecânica. Em Portugal, também a EFRIARC lançou um conjunto de recomendações para os profissionais do sector.