A Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) divulgou, na passada semana, o seu projecto mais recente, a APPII Academy. A iniciativa irá dinamizar cursos em áreas ligadas à promoção e ao investimento imobiliário. O primeiro, a começar em Dezembro, será sobre a prevenção e detecção de branqueamento e financiamento ao terrorismo.
Trata-se de uma aposta na vertente formativa da associação que agrega empresas que actuam em Portugal no sector imobiliário. Os cursos, vocacionados para a área de actuação da APPII, serão sobretudo de curta duração.
“A criação da APPII Academy representa um importante salto qualitativo na acção da APPII, que, a partir de agora, dispõe de uma ferramenta relevante para a geração de conhecimento junto dos profissionais da área”, refere o presidente da APPII para o triénio 2021-24, Hugo Santos Ferreira, citado na nota de imprensa da APPII.
A oferta da academia destina-se quer aos 200 associados da APPII, quer a outros agentes do mercado e da comunidade, embora os associados beneficiem de condições especiais de acesso aos cursos, incluindo prioridade.
O projecto de formação da APPII arranca ainda em Dezembro deste ano com o funcionamento de um curso com o tema “Prevenção e detecção do branqueamento e do financiamento ao terrorismo”. Através de uma abordagem multidisciplinar e integrada, o objectivo é proporcionar aos formandos um conjunto de ferramentas que facilitem a prevenção destes fenómenos críticos para a economia e segurança dos Estados.
A APPII justifica a escolha do tópico lembrando que os colaboradores de entidades a exercerem actividades imobiliárias estão obrigados a ter formação na área, tal como exposto no Artigo 11.º do Regulamento n.º 603/2021, do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, I. P.
Segundo o comunicado, o leccionamento dos cursos ficará a cargo de associados e parceiros da APPII “com forte experiência e ligação ao mercado”. Assim, o curso inicial é co-organizado pela consultora boutique Stinma, cujo exercício versa sobre sustentabilidade, compliance e forensics das organizações.