A AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo deu a conhecer, na passada terça-feira, um novo balcão único de auxílio ao processo de renovação de edifícios residenciais, do início ao fim, na sub-região do Alto Alentejo. Já disponível, o balcão tem o propósito de contribuir para a poupança de energia pela maior eficiência, para o conforto térmico e para uma maior sustentabilidade ambiental.
Para agilizar a implementação de medidas de melhoria nos edifícios residenciais a nível de eficiência energética e de conforto térmico, o balcão, do tipo “one-stop-shop”, fornece um espaço físico e virtual a que proprietários e investidores privados se podem dirigir para exporem as necessidades dos seus edifícios directamente à AREANATejo.
A AREANATejo, agência que desenvolve projectos e métodos com vista à eficiência energética e ambiental e que presta serviços de Gestão Energética Municipal, fica encarregada de fornecer o apoio técnico especializado ao longo de todo o processo, a começar desde “a tomada de decisão, até à implementação dos investimento e verificação da garantia de desempenho”, informa o comunicado da agência.
Durante este processo, o Balcão Único disponibiliza os serviços de técnicos especializados e formados em diferentes áreas pertinentes no âmbito da energia para identificar, recolher e analisar dados sobre consumos e custos energéticos dos edifícios, incluindo através de visitas técnicas, e, assim, elaborar um diagnóstico energético e propor medidas prioritárias de melhoria. De seguida, com vista à implementação dessas acções, são produzidas, em articulação com os stakeholders, especificações técnicas, procedimentos e acordos contratuais padrão “que garantam poupanças de energia através da profunda renovação de edifícios residenciais”. Os utilizadores do Balcão são ainda auxiliados na identificação de formas de financiamento disponíveis.
No final, pretende-se que, além dos impactos para o nível de conforto térmico e económico dos residentes dos edifícios renovados, haja um contributo positivo para o ambiente, em termos de uso de fontes de energia renovável e consequente redução das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.
Dinamizada pela AREANATejo, a iniciativa do balcão único está enquadrada no projecto EUROPA – Subscrição de Eficiência Energética para Renovações Profundas com Garantia de Desempenho, cujo objectivo é “promover e impulsionar a implementação de reformas energéticas profundas ao nível do setor da construção a nível residencial”, concretizado pela elaboração se uma “subscrição de eficiência energética”. Esta última concebe o desenvolvimento de especificações técnicas, procedimentos e acordos contratuais padrão que “garantam poupanças de energia através da profunda renovação de edifícios residenciais”, lê-se na nota de imprensa da AREANATejo.
O projecto EUROPA, aprovado pelo Programa Horizonte 2020, é coordenado pela região italiana de Piemonte e conta com parceiros na Alemanha, Holanda, Letónia, França e Portugal, sendo a AREANATejo um exemplo disso mesmo enquanto responsável pela implementação das acções previstas nos municípios da sub-região do Alto Alentejo.