A Fundação RePower Ukraine inaugurou oficialmente, a 19 de Julho, um sistema híbrido de energia solar e de armazenamento para abastecer o Hospital Pediátrico de Kharkiv. 

O recém-instalado sistema híbrido solar com armazenamento é composto por uma central solar de 30 kW e um sistema de armazenamento de energia de 43 kWh. Os equipamentos instalados no hospital pediátrico vão assegurar o fornecimento ininterrupto de energia eléctrica aos cuidados paliativos, aos departamentos de reabilitação e à unidade de internamento neurológico. Mesmo na ausência de energia externa e durante a noite, será garantida a continuidade dos procedimentos médicos, o que significa que cerca de 250 crianças vão poder receber serviços de saúde especializados, numa altura em que persiste a guerra na Ucrânia. 

A Fundação Repower Ukraine, principal responsável por esta acção, tem como principal prioridade proporcionar os benefícios da energia renovável e do seu armazenamento a hospitais e médicos no terreno que têm visto a sua actividade limitada por cortes de energia diários causados pelos ataques aéreos militares às infraestruturas energéticas ucranianas desde o estalar da guerra em Fevereiro de 2022. 

“A nossa missão é garantir a independência energética de infraestruturas de importância crítica, especialmente nas regiões da linha da frente. A instalação de centrais solares nos hospitais de Kharkiv não é apenas um passo em direcção à autonomia energética, mas um investimento no futuro da Ucrânia, que consideramos verde e sustentável”, afirmam os representantes da fundação em comunicado. 

A SolarPower Europe, assim como a Associação Alemã da Indústria Solar (BSW), apoiaram a conclusão deste projecto híbrido de energia solar e armazenamento no Hospital Pediátrico de Kharkiv. Walburga Hemetsberger, CEO da SolarPower Europe, considerou que a instalação do sistema é um sinal “de esperança e progresso”. 

A SolarPower Europe é a entidade responsável pela campanha Solar Supports Ukraine, criada para ajudar a instalar painéis solares em escolas e hospitais na Ucrânia, combatendo os cortes de energia. 

Fotografia de destaque: © RePower Ukraine