O ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade assinalou ontem o seu 17.º aniversário e prepara-se para aumentar as suas instalações com mais um edifício.

Localizado em Coimbra, o instituto ocupa, por enquanto, dois edifícios com cerca de 7 500 metros quadrados, estando para breve a inauguração de um terceiro edifício, que trará mais 3 600 metros quadrados de área do espaço.

Nestes edifícios, é possível encontrar laboratórios modernos que servem as actividades de investigação aplicada e ensaios que compõem alguns dos serviços prestados por esta entidade. Actuando nos domínios da construção, energia, ambiente e sustentabilidade, o ITeCons destaca-se também pela prestação de serviços de consultadoria e formação.

Para estas actividades, o instituto, que é reconhecido como uma entidade Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), dispõe de uma equipa de 100 colaboradores.

Numa entrevista que pode ser lida na edição de Janeiro/Fevereiro da Edifícios e Energia, António Tadeu, presidente do ITeCons, falou, entre outros temas, sobre o trabalho desenvolvido por este instituto de investigação, nomeadamente no que se refere à colaboração com a indústria.

“Temos vindo a evoluir muito em função daquilo que são as exigências do mercado que se traduzem nos desafios das próprias empresas”, afirmou o responsável, que posicionou o ITeCons como “interface imprescindível” para entender as ambições do mercado e os desafios da tecnologia.