Já arrancaram as candidaturas para a segunda edição do programa da Huawei Portugal e do .PT que vai atribuir 50 bolsas de estudo. Abertas até dia 29 de Janeiro de 2023, as candidaturas destinam-se a estudantes universitários portugueses nas áreas de engenharia, tecnologia e renováveis.
Criado em 2021, o programa de bolsas de estudo para estudantes universitários portugueses dinamizado pela Huawei Portugal e pelo .PT já disponibilizou um total de 250 mil euros em bolsas a 50 alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento. Nesta edição, num novo investimento de 250 mil euros, voltarão a ser apoiados 50 alunos portugueses do ensino superior, quer nas áreas de Engenharia, Tecnologia e similares, quer, pela primeira vez, na área das energias renováveis.
À semelhança do ano anterior, o programa vai ainda garantir que “50 % das bolsas” sejam atribuídas a alunas, “potenciando assim a igualdade de género no sector das TIC”, acrescenta Luísa Ribeiro Lopes, presidente do .PT e coordenadora geral do INCoDe.2030, outra entidade que, a par do Portugal Digital e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, apoiam o programa.
As candidaturas, abertas até dia 29 de Janeiro de 2023, estão abertas a jovens a frequentarem o ensino superior que tenham até 30 anos de idade (inclusive) ou, no caso dos estudantes de doutoramento, até 35 anos. Além da classificação e dos resultados académicos, a experiência profissional e o envolvimento em iniciativas sociais, de empreendedorismo, de desporto ou em associações e núcleos académicos também integram os critérios de selecção.
As candidaturas consistem no preenchimento de um formulário, havendo posteriormente fases de entrevista e de apresentação em vídeo. No final deste processo, um júri, ainda por definir, ficará responsável por decidir, até dia 11 de Março de 2023, quem serão os bolseiros desta edição. A entrega das bolsas aos 50 vencedores será realizada no dia 31 de Março.