O World Sustainable Energy Days (WSED), evento que acolhe múltiplas conferências na área da energia, incluindo a Conferência Europeia sobre Eficiência Energética, está a receber artigos científicos até dia 10 de Outubro. O evento vai acontecer em Março de 2024, entre os dias 5 e 8, na região austríaca Wels.
Quatro dias, cinco conferências subjugadas à área da energia, workshops em inovação, apresentações de posters e um tradeshow é o que promete o WSED, organizado pela agência regional de energia austríaca OÖ Energiesparverband, para Março de 2024.
Em particular, o WSED 2024 vai levar a Wels a Conferência Europeia sobre Eficiência Energética, na qual se inserem as conferências ligadas à Política de Eficiência Energética, à Eficiência Energética na Indústria, aos Jovens Investigadores em Energia, à Mobilidade Eléctrica Inteligente, e a Conferência Europeia sobre Pellet.
No espaço dedicado à eficiência energética, serão debatidos o plano REPowerEU e oPacto Ecológico Europeu, a nova directiva europeia sobre a eficiência energética, as comunidades de energia, os mercados de eficiência energética e o Barómetro de Eficiência Energética.
Já na conferência de eficiência energética no contexto industrial, onde serão apresentados casos de estudo, o caminho para as indústrias net zero, as tecnologias limpas, a flexibilidade e a eficiência energética, o hidrogénio verde e o armazenamento são os tópicos em destaque.
Ainda no âmbito da eficiência energética, há uma conferência dedicada aos jovens investigadores que trabalham na área. Nesta, serão apresentados trabalhos nesta vertente e na vertente da biomassa e serão entregues o Prémio ao Melhor Jovem Investigador em Eficiência Energética e o Prémio Melhor Jovem Investigador em Biomassa, cada um com um valor monetário de mil euros.
Além destas conferências, no WSED também há lugar à discussão sobre a mobilidade eléctrica inteligente, numa abordagem às actualizações tecnológicas, políticas e do mercado nesta matéria, e à realização de workshops cujo objectivo é partilhar resultados de projectos inovadores que trabalham a transição energética a nível local e regional. Comunidades de energia, edifícios sustentáveis, aquecimento renovável e financiamento são alguns dos temas que se inserem nestes workshops.
Em paralelo, as actividades da Conferência Europeia de Eficiência Energética abrangem também uma apresentação de posters a especialistas internacionais com o intuito de divulgar projectos e inovações de energia na União europeia e um tradeshow sobre edifícios e energia e inovações de produtos de empresas austríacas e internacionais.
Relativamente aos posters, há uma convocatória a submissões a decorrer até dia 10 de Outubro. É aceite uma multiplicidade de tópicos nestes artigos científicos, sendo que estes variam consoante a conferência em questão, indo desde políticas e tecnologias ou modelos de negócio para a eficiência energética ou investimentos financeiros, até melhores práticas, resultados de investigação, indicadores de desempenho energético, etc.
Destaca-se, ainda assim, que os trabalhos dedicados a sobre como tornar os edifícios mais eficientes do ponto de vista energético, através de processos, métodos, equipamentos, instalações, etc., são bem vindos. No caso específico dos workshops, são solicitados papers relacionados com sistemas de energia nos edifícios, edifícios inteligentes, renovação profunda, sistemas urbanos, qualidade do ar interior, energia incorporada, soluções inovadoras para a arquitectura, novos materiais, entre outros.
Saliente-se também que no caso dos trabalhos submetidos para a conferência dedicada aos jovens investigadores serão seleccionados, entre os candidatos, até 60 participantes, que terão os custos de alojamento, refeições, participação no evento e transporte local assegurados pela entidade organizadora.
O programa do WSED inclui ainda, no dia 6 de Março, a Conferência Europeia sobre Pellet, no qual serão abordadas questões relacionadas com as pellets e o seu papel na transição energética, a economia circular e com as políticas e tecnologias na área.
Acolhendo, por norma, cerca de 650 especialistas de mais de 60 países, o WSED conta com a participação de agentes da academia, de instituições políticas públicas (agências de energia, decisores políticos, etc.) e da indústria. Recorde-se que o evento vai acontecer na região Wels (na Alta Áustria), que está na linha da frente da transição energética limpa. “Através de aumentos significativos em eficiência energética e energia renovável, as emissões de gases com efeito de estudo associados aos edifícios diminuíram 39 % em dez anos. Mais de 60 % de todo o aquecimento ambiente e 33 % da energia primária na Alta Áustria já provêm renováveis”, refere a entidade organizadora.