A Estrutura de Missão Recuperar Portugal e o IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação celebraram dois contratos que vão permitir reforçar o objectivo de descarbonizar a Indústria em 122 milhões de euros.
Na quinta-feira, a Estrutura de Missão Recuperar Portugal noticiou a celebração de um contrato de 100 milhões de euros com o IAPMEI, o qual “se enquadrou no capítulo RePowerEU“.
Além desse, foi celebrado um outro contrato, no valor de 22 milhões de euros, para reforçar, por sua vez, a Componente 11 do PRR.
“Pretende-se com esta dotação promover e apoiar financeiramente a iniciativa da indústria nacional para uma actuação pluridimensional no plano ambiental”, refere a Estrutura de Missão Recuperar Portugal.
Recorde-se que esta actuação poderá passar por várias medidas, entre as quais, a aposta na eficiência energética, nas energias renováveis e no armazenamento energético, a criação e implementação de processos e tecnologias de baixo carbono na indústria, bem como medidas de apoio à capacitação das empresas e à elaboração de instrumentos de informação.
No total, os apoios à descarbonização da indústria, um dos pilares do Plano de Recuperação e Resiliência para a transição climática, ascendem, agora, aos 837 milhões de euros.