O projecto Energy Efficiency Watch, integrado no programa LIFE da União Europeia, lançou um inquérito para compilar opiniões de especialistas sobre o progresso de Portugal em matéria de eficiência energética. A iniciativa está a ser dinamizada também ao nível dos restantes Estados-Membros com o objectivo final de se apresentar uma espécie de barómetro à Comissão Europeia, ao Parlamento Europeu e aos decisores políticos nacionais.
“Como é que Portugal tem progredido em matéria de eficiência energética” – é esta a questão que a iniciativa Energy Efficiency Watch lança aos especialistas portugueses, focando-se, em particular, nos últimos três anos. A resposta a esta questão, que demora cerca de 10 minutos, pode ser submetida através de um inquérito criado para o efeito, disponível on-line aqui.
Co-financiado pela União Europeia, através do programa LIFE no âmbito da secção da Transição Energética Limpa, o projecto Energy Efficiency Watch tem uma duração de três anos e visa “apoiar o sector público a todos os níveis de governação na implementação ambiciosa de elevada qualidade do Pacote Ecológico Europeu e das suas políticas de eficiência energética ao desenvolver narrativas construtivas para os diferentes contextos nacionais e regionais e informação compreensiva sobre as políticas [dos países]”, refere a iniciativa.
Estas narrativas deverão ajudar a perceber melhor o que é necessário fazer e a pensar em maneiras de acelerar o processo, com foco em dois aspectos. Por um lado, aumentar a competitividade e, por outro, melhorar a qualidade de vida para que seja possível arrecadar uma maior aceitação e um maior apoio da sociedade para o caminho que é necessário percorrer.
Assim sendo, o Energy Efficiency Watch promove um inquérito a nível dos vários Estados-Membros a propósito desta questão da eficiência energética. E, à semelhança dos três inquérito anteriores, os resultados serão apresentados à Comissão Europeia, ao Parlamento Europeu e aos decisores políticos nacionais.