No sector do AVAC, a pandemia de Covid-19 não deixou ninguém incólume. Em entrevista, o director da Thermosite, Pedro Soares, conta como 2020 foi “um ano de extremos”, no qual, a um mês sem vendas, se seguiu um período de crescimento da empresa. Entre oportunidades que surgiram, planos alterados e lições aprendidas, o responsável garante que a Thermosite tem agora “grandes apostas delineadas”, incluindo a aposta num serviço mais digital. “O futuro será promissor”, acredita.
De que forma a pandemia impactou a Thermosite?
Como a todos, a pandemia foi o grande factor de impacto neste biénio 2020/21. A Thermosite fez um grande esforço para se adaptar a este contexto. Muito trabalho para disponibilizar a máxima informação no nosso website, muitas reuniões por videochamada, muito apoio técnico pelo telefone. Tentámos não perder o contacto com os nossos clientes, adaptando-nos a este mundo tecnológico 4.0. Neste segundo confinamento, tínhamos já muito mais informação disponível do que no primeiro, o que tornou a gestão da situação bem mais fácil. Seguramente que este cenário foi transversal à grande maioria das empresas deste sector.
Chegaram a ter a vossa actividade condicionada?
A actividade da empresa ficou condicionada a vários níveis, embora o trabalho comercial terá sido aquele que mais nos penalizou. O impedimento de fazermos reuniões presenciais para divulgarmos a empresa e os produtos foi, sem dúvida, uma das grandes dificuldades. Só para dar alguns exemplos, a Thermosite tinha programado uma viagem com clientes a Itália para dar a conhecer melhor a SIME, tínhamos programado apresentações comercias, planeámos um calendário de formação técnica para os nossos clientes e tudo isto ficou sem efeito!
Em termos de vendas, que balanço fazem de 2020?
Foi um ano de extremos. O mês de Abril, que foi o primeiro completo em confinamento, foi um mês quase sem vendas. Foi o impacto do mercado. Mas, logo depois, em Maio, as vendas foram recuperando. O efeito de as pessoas estarem mais tempo em casa levou-as a procurar conforto. Ainda mais com a ajuda de um Verão muito quente, a procura por equipamentos de climatização cresceu muito. No global, a Thermosite acabou a crescer em 2020.
Mesmo sendo um ano difícil, 2020 acabou por trazer, então, possibilidades. Que outras oportunidades identificam?
Na minha opinião, o mercado do AVAC foi, durante este período de pandemia, alavancado no consumo doméstico para edifícios residenciais. Portugal precisa agora de implementar o Plano de Recuperação e Resiliência de uma forma integrada, para que todos os intervenientes sejam envolvidos (promotores, projectistas, distribuidores, instaladores, donos de obra). Certamente, o investimento público vai surgir na reabilitação de muitos edifícios. O futuro será promissor e a Thermosite está todos os dias a trabalhar para fazer parte desse futuro como um distribuidor de equipamentos de climatização e água quente sanitária (AQS) em quem se pode confiar.
“Portugal precisa agora de implementar o Plano de Recuperação e Resiliência de uma forma integrada, para que todos os intervenientes sejam envolvidos (promotores, projectistas, distribuidores, instaladores, donos de obra). Certamente, o investimento público vai surgir na reabilitação de muitos edifícios.”
O pós-venda e a proximidade com os instaladores foram apostas já assumidas anteriormente pela Thermosite. Mantêm essas prioridades?
A assistência técnica foi e será a nossa aposta número um. Os nossos colaboradores têm sempre como prioridade a resolução de algum problema técnico que possa surgir nos produtos. Para isso, temos uma política de formação interna que nos permite adquirir competências sobre toda a nossa gama. A nível de peças, efectuamos um estudo muito rigoroso das mesmas e dos consumíveis que o mercado mais consome, o que nos permite ter um stock controlado e garantir uma entrega rápida ao cliente. Desde início, foi objectivo da Thermosite trabalhar a nível nacional e ilhas. Tivemos, desde sempre, consciência de que a proximidade do material ao cliente é um factor decisivo na hora da compra, por isso, temos armazéns no Porto (Maia), em Lisboa (Vialonga) e no Algarve (Algoz). Os clientes podem solicitar a entrega ou levantar os equipamentos nestes armazéns.
E no que se refere à eficiência energética?
Felizmente, a consciencialização do mercado para os produtos de melhor eficiência energética é uma realidade. Temos tido uma atenção redobrada aos equipamentos que seleccionamos para a nossa gama. Como exemplo, ainda no final do ano passado, efectuámos um investimento junto da fábrica das bombas de calor de água quente sanitária Thermway, que, depois dos testes de certificação, nos permitiu melhorar significativamente o seu COP.
Neste momento, a Thermosite faz a comercialização de quatro marcas (Gree, Sime, Honeywell Home e Thermway). De que forma a oferta destas marcas se adapta ao mercado nacional?
A Gree é o maior fabricante do mundo de ar condicionado, tem cada vez mais produtos disponíveis e, sem dúvida, uma excelente relação preço/qualidade. Com a Gree, o cliente beneficia de garantia de cinco anos. Lançámos um novo modelo de mono e multi-split, o Muse, que já vem equipado de fábrica com gerador de iões. Também estarão brevemente disponíveis cassetes de 1 via para os sistemas multi-split. A Sime é um fabricante de caldeiras italiano com praticamente 50 anos de existência. Pauta-se pela qualidade e durabilidade dos seus produtos. Destacamos uma caldeira de combustão convencional ventilada. Tem sido um equipamento com muita procura para o mercado da reposição quando não é possível instalar caldeiras de condensação. A Honeywell Home é a solução para a gama de controlo, válvulas e componentes para as centrais térmicas. Temos dois novos produtos a destacar, ambos com função de aquecimento e arrefecimento: o cronotermóstato T4R, que é uma excelente solução para optimizar o funcionamento das bombas de calor de climatização; e o Evohome, que é um controlador centralizado wi-fi para sistemas de pavimento radiante. A Thermway é a nossa mais recente aposta para complementar a gama de bombas de calor AQS, de climatização e de piscina. As bombas de calor de piscinas Guppy estão em destaque, pois já conseguimos COPs de 7,8.
Que novidades prepararam para este Verão?
A Thermosite, em 2021, tem grandes apostas delineadas. Lançaremos um novo catálogo/tabela no mês de Setembro, que permitirá aos nossos clientes conhecer melhor toda a nossa gama e será também a oportunidade para divulgar novos produtos. Pretendemos que seja uma ferramenta de trabalho para o mercado AVAC. Vamos também investir num novo software que nos permitirá melhorar muito as nossas respostas aos clientes. Possibilitar-nos-á orçamentar mais rapidamente, dar seguimento a encomendas de forma mais célere e ter um melhor controlo logístico. Os nossos clientes terão também um login e uma password para aceder directamente ao software, onde poderão consultar orçamentos, encomendas, facturas e conta-corrente. Temos também, neste momento, uma app em desenvolvimento para que os instaladores possam, de forma muito simples e intuitiva, dimensionar uma instalação de pavimento radiante. Também é nossa intenção efectuar uma maior divulgação do software que a Thermosite desenvolveu para apoio ao dono de obra na decisão da melhor solução de climatização e AQS.