A Technal, marca do Grupo Hydro, é a primeira marca a disponibilizar ao mercado nacional sistemas de alumínio produzidos com a liga HYDRO CIRCAL 75R, com reduzidas emissões de CO2, um dos alumínios mais verdes do mundo.

A Technal demonstra o seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a sustentabilidade ao passar a utilizar nas suas soluções a Hydro CIRCAL 75R, uma das ligas de alumínio mais sustentáveis na nossa indústria, utilizando somente alumínio proveniente de portas, janelas e fachadas de alumínio em fim de vida que foram desmontadas de edifícios e que são totalmente recicladas. O resultado final é a utilização de um mínimo de 75% de alumínio reciclado (sucata pós-consumo) que será convertido em novas janelas, portas e fachadas de alumínio.

O lançamento desta nova liga surge da procura natural do mercado por produtos cada vez mais sustentáveis e que protejam o meio ambiente e as gerações futuras. Atualmente, o setor de construção na Europa representa 40% do consumo total de energia, que produz 35% das emissões de gases de efeito estufa e representa um terço dos resíduos gerados no planeta. Só no ano 2018, foram libertadas 37 mil toneladas de CO2. “Representa não só um grande impacto ambiental, como também indica um grande potencial de redução. A legislação europeia exigirá, a partir de 31 de dezembro de 2020, que todos os edifícios recém-construídos tenham um consumo energético próximo de zero, ou seja, que a maior parte da energia usada pelo edifício seja proveniente de energia renovável. Além disso, o ano de 2030 visa reduzir em 40% os gases responsáveis pelo efeito estufa e até 2050 em 80%. Para tornar isso possível, o setor de construção desempenha um papel fundamental”, destaca Orlando Sampaio, Diretor da Technal Portugal.

A patente Hydro CIRCAL 75R pertence ao grupo norueguês Norsk Hydro e faz parte do seu “Compromisso com o futuro: Melhor, Maior, Mais Verde”, promovendo o uso de alumínio de baixo carbono. Para reduzir a pegada de carbono dos materiais de construção, na opinião da Technal, “é vital controlar o sistema de fabricação de produtos de construção e, além disso, a circularidade do produto, ou seja, a reciclagem e a reutilização dos materiais utilizados, devem ser incentivadas. Também é importante promover um processo de extrusão eficiente que utilize ao máximo energias renováveis”.

Hydro CIRCAL 75R, o que é e como é obtido?

Através do uso de energia renovável e da tecnologia mais avançada do mercado na reciclagem de sucata de alumínio, a Hydro produz alumínio com as mais baixas emissões de CO2. O processo de produção é totalmente rastreável e o produto é certificado por uma entidade independente (DNV-GL) que garante que 75% do material utilizado na produção da Hydro CIRCAL 75R da Technal é proveniente exclusivamente de alumínio pós-consumo, ou seja, de janelas, portas e fachadas de alumínio que atingiram seu fim de vida útil como produto. A produção certificada é nada menos do que uma revolução na indústria da construção. Note-se que atualmente a média europeia de emissões é de 8,6 kg de CO2 por kg de alumínio, enquanto no mundo todo a média é de 18 kg de CO2 por kg de alumínio. Com a Hydro CIRCAL 75R, uma solução sustentável certificada que contribui claramente para uma economia circular, esse número cai para 2 kg de CO2 por kg de alumínio.

O processo de produção acontece em Dormagen (Alemanha), na fábrica Hydro, onde é escolhido o material reciclado adequado para a produção de Hydro CIRCAL 75R, e termina na fábrica Clervaux (Luxemburgo), onde o alumínio primário é adicionado ao alumínio reciclado até ser obtido um material adequado para construção novamente.

O processo de obtenção deste material é 10 vezes mais puro do que o de outros sistemas convencionais e as emissões de CO2 estão muito abaixo das normais no mercado atual, reduzindo quase 75% em comparação às emissões convencionais do processo de alumínio. A produção utiliza apenas 5% da energia necessária para obter o alumínio primário, mantendo a mesma qualidade.

Hydro REDUXA 4.0: Alumínio Primário de Baixo Carbono

A Technal vai iniciar um processo para usar o Hydro REDUXA 4.0, um alumínio certificado com uma pegada de carbono máxima de 4 kg de CO2 para cada kg de alumínio produzido. Desde o aumento da eficiência nos processos de toda a cadeia produtiva do alumínio e a aposta no uso de energias renováveis, a Hydro REDUXA 4.0, de obtenção primária, soma-se às ações da marca para a redução do impacto ambiental no seu processo de produção.

O processo de produção do alumínio Hydro CIRCAL 75R e Hydro REDUXA 4.0 é totalmente rastreável e os dois produtos são certificados pelo órgão externo independente, DNV-GL, que garante as suas baixas emissões de carbono.

Certificado ASI – Hydro, é a primeira empresa do setor a obter este reconhecimento

O Aluminium Stewardship Initiative (ASI) é o padrão reconhecido internacionalmente para a avaliação da sustentabilidade das empresas ao longo do ciclo de vida do alumínio, desde a obtenção, produção, uso e reciclagem. A Hydro foi a primeira empresa do setor a alcançar esse reconhecimento, alinhada ao seu compromisso com um futuro mais sustentável.

Além deste certificado, existem outros, como o LEED e o BREEAM, que avaliam a sustentabilidade ambiental dos edifícios e que valorizam muito o uso de produtos como o Hydro CIRCAL 75R nas suas certificações.

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release