O projeto, um sistema isolado, foi executado pela empresa Ona Energíes e contou com o apoio comercial e técnico da Suministros Orduña, que também forneceu o equipamento.
A fazenda rural, convertida em agroturismo por meio da reforma abrangente de seus prédios, está localizada em uma área isolada e não tinha energia elétrica. Portanto, o usuário estudou a possibilidade de instalação de energia fotovoltaica e decidiu obter energia 100 % renovável. Antes da reforma abrangente, a fazenda tinha uma pequena instalação renovável, mas estava totalmente obsoleta.
O consumo previsto com a reforma está em linha com a atividade prevista e muito superior ao exigido anteriormente com a atividade agrícola, pelo que o cliente, tanto por economia como por consciência ecológica, considerou adequado e necessário eletrificar a quinta com energias renováveis.
Após a execução desta instalação, verificou-se que o consumo inicialmente previsto era inferior ao real e estudou-se a possibilidade de ampliação. Por fim, foi feita uma extensão de 154kWh, com a qual a energia acumulada inicial de 154kWh passou para um total de 308kWh.
O comissionamento dessa expansão ocorrerá em outubro de 2022 e atingirá uma produção anual aproximada de 176.700 kWh. Foram instalados 310 módulos fotovoltaicos monocristalinos HiKu do fabricante Canadian Solar, especificamente 124 módulos de 375 Wp e 186 módulos de 380 Wp, com potência de pico de 117,18 kWp.
Quanto aos inversores, a Ona Energíes, com a assessoria da Suministros Orduña, optou pelo fabricante SMA. Foram instalados dois Sunny Tripower TL de 20 kW e 3 25 kW, além de 9 inversores Sunny Island de 8 kW conectados a um Multicluster com capacidade para conectar 12 Sunny Islands em um sistema trifásico com 200 A por fase.
Para completar o projeto, foi instalado um sistema de acumulação de 10 + 10 módulos Battery-Box Premium LVL do fabricante BYD, que permitirá uma acumulação total de 308 kWh. A instalação também possui um gerador a diesel de 60 KvA como backup interligado ao próprio Multicluster para partida automática.
A monitorização completa do sistema é efectuada no Sunny Portal gratuito da SMA através dos acessórios Data Manager M e do Sunny Home Manager 2.0. O Data Manager M é responsável pela supervisão, controle e regulação da energia para fornecer o consumo em usinas fotovoltaicas descentralizadas, enquanto o Sunny Home Manager 2.0 monitora todos os fluxos de energia e detecta automaticamente o potencial de economia e permite um uso eficiente da energia solar.
Graças ao sistema de monitorização e à simplicidade do Sunny Portal, o cliente final pode verificar o correto funcionamento do sistema, bem como a visualização de possíveis perdas na utilização solar devido a um perfil de consumo intermitente e/ou fora da curva de geração fotovoltaica.
Esta instalação fotovoltaica será 100% autossuficiente exceto em situações de falha do equipamento, em dias de maior consumo ou com condições climáticas de baixa geração. Neste caso, o grupo gerador servirá de suporte para garantir o fornecimento de energia.
Satisfação do nosso cliente:
Ona Energíes: somos clientes da Suministros Orduña desde 2008, como distribuidor e consultor líder no setor fotovoltaico, sempre considerado relevante em termos de preço, qualidade e serviço.
Suministros Orduña: Como especialistas em distribuição e soluções de energia fotovoltaica, temos orgulho do sucesso de nossos clientes.
O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release