No passado mês de Abril, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, foi palco de um momento histórico para a SODECA: a celebração dos 40 anos da presença da empresa no mercado nacional. O jantar comemorativo foi marcado por uma passagem de testemunho, com a apresentação de uma nova direcção.
Mais de 230 convidados marcaram presença, entre clientes, projectistas, fornecedores e entidades. À chegada, os convidados foram recebidos com uma exposição exclusiva de produtos da marca, instalada na entrada do edifício, com uma arquitectura singular. Depois de um cocktail no piso superior, com vista mar, foi então servido o jantar de celebração.
Homenagem à história e ao futuro
Já perto do final do jantar, Luiz Araújo, figura central da história da empresa, discursou e propôs aos presentes uma viagem ao passado. Relembrou o mercado AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) em Portugal na década de 80, uma época marcada por uma crise económica e uma oferta reduzida de produtos e equipamentos.
Em 1985, nasceu a DECflex: “A primeira empresa em Portugal a dedicar-se à comercialização de acessórios para as instalações, e introduziu no mercado nacional uma série de produtos e conceitos como o tubo flexível, a junta flexível em rolo, o perfil para condutas, etc.”, explicou Luiz Araújo.
Com o tempo, a empresa introduziu novas soluções e participou em obras de referência como a Sede da Caixa Geral de Depósitos, o Centro Cultural de Belém, a Expo 98 e o Euro 2004. Projectos que permitiram a afirmação da marca no mercado.
Em 2014, após anos de negociações, a empresa foi integrada no Grupo SODECA, passando a chamar-se SODECA Portugal Unip. Lda. Feita a viagem no tempo, Luiz Araújo disse que o evento servia para “comemorar 40 anos, não da Decflex, não da SODECA Portugal, mas do nosso número de contribuinte e da nossa presença no mercado”.
Salientou o compromisso com a inovação em produtos, processos, conceitos e em “formas de estar” e a aposta contínua na formação e colaboração com instituições de ensino, comissões técnicas e projectos de investigação. Enalteceu que os quadros da empresa são “extremamente competentes e altamente formados” e a sua atenção à legislação, eficiência energética e sustentabilidade ambiental dos equipamentos.
“Estamos muito bem posicionados no nosso mercado, e isso deve-se ao que fazemos, mas sobretudo à avaliação que os nossos muito queridos e estimados clientes e projectistas fazem de nós”, referiu.

Novo ciclo, nova liderança
O discurso terminou com a apresentação da “nova face da SODECA Portugal”. Pedro Pessoa foi nomeado director-geral e financeiro da empresa, Miguel Ferreira será o director operacional e Pedro Silva assume o cargo de director comercial.
Começa, assim, um novo ciclo de liderança. À Edifícios e Energia, Pedro Pessoa, engenheiro mecânico com vasta experiência no sector da ventilação e controlo de fumo, afirmou que a SODECA Portugal “reforça o seu compromisso com a excelência técnica, a proximidade ao mercado e a aposta em novas soluções de ventilação, mais eficientes, sustentáveis e inteligentes”.

Questionado sobre as suas prioridades enquanto director-geral, Pedro Pessoa identifica três grandes eixos estratégicos para este novo ciclo: a inovação, através do desenvolvimento de soluções de ventilação “que respondam às exigências técnicas e regulatórias, mas que também contribuam activamente para edifícios mais eficientes e confortáveis”; a sustentabilidade e compromisso ambiental, com uma aposta em “tecnologias que permitam reduzir consumos e melhorar a qualidade do ar interior nos edifícios”; e a valorização das pessoas, já que “o maior activo da SODECA são as suas pessoas e a liderança será próxima e humana, com foco na formação, na partilha de conhecimento e na valorização do contributo de cada colaborador”.
Após os discursos no jantar comemorativo, foram oferecidas prendas de homenagem a Luiz Araújo, num gesto de gratidão pela sua liderança e dedicação à empresa ao longo dos anos. A noite foi encerrada com um brinde e uma actuação da Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP).
Conteúdo com o apoio da Sodeca