O novo sistema de bomba de calor CirQHP da Midea oferece uma solução completa para cada estação do ano: arrefecimento, aquecimento e água quente sanitária.

O Grupo Midea foi uma das primeiras marcas a desenvolver e a aplicar a tecnologia de recuperação total de calor nos equipamentos domésticos.

A recuperação de calor permite aproveitar o calor da unidade exterior e utilizá-lo para aquecimento de água quente sanitária (AQS), gratuitamente no Verão, na medida em que a energia é reutilizada no circuito da instalação.

De acordo com as mais recentes previsões de mercado, a procura por sistemas de ar condicionado residenciais deverá continuar a crescer nos próximos anos, combatendo, assim, a pobreza energética nos lares europeus.

Deste modo, verifica-se que o sector residencial está a crescer globalmente, impulsionado por factores como a urbanização, o aumento de rendimentos disponíveis e o aumento da importância do conforto nas habitações.

Um dos problemas que este sector tem enfrentado em Portugal está relacionado com a necessidade de soluções energeticamente eficientes, pelo que, à medida que o consumo de energia continua a aumentar, há e continuará a haver uma crescente procura por formas de reduzir o consumo e minimizar o impacto ambiental.

Assim, devido a esta necessidade de encontrar produtos com maior eficiência energética e menor dependência do gás, a procura por sistemas de climatização e produção de AQS com fonte de alimentação eléctrica surge como uma realidade crescente.

Neste contexto, a SGT Energia e Climatização, S.A., distribuidora exclusiva de soluções de ar condicionado Midea em Portugal, apresenta o novo sistema multi-split CIRQHP. O multi-split CirQHP da Midea foi desenvolvido de forma a fornecer uma solução abrangente tanto para aquecimento e arrefecimento de espaços, como para fornecimento de água quente doméstica ao longo do ano.

CirQ é a sigla de circulação e HP é a abreviatura de bomba de calor em inglês (heat pump). Esta nomenclatura está associada aos produtos da Midea direccionados para o segmento residencial com tecnologia Ar/Ar e solução de bombas de calor.

Em termos de funcionamento, trata-se de uma unidade exterior de 8 kW que permite interligar até três unidades interiores de ar condicionado e um depósito AQS de 200 litros, tendo como principais vantagens as seguintes funcionalidades:

  • Quando as unidades interiores estão em modo de arrefecimento, o sistema de recuperação de calor permite a produção de AQS de forma gratuita;
  • Em modo de aquecimento, é possível o funcionamento das unidades interiores e a produção de AQS (4 kW);
  • Durante o período de descongelação, o aquecimento das unidades interiores não é interrompido. A descongelação é efectuada pelo calor do circuito frigorífico que abastece o depósito de AQS.

Este sistema permite ainda interligar unidades interiores de tipo mural, condutas, consolas e cassetes compactas. Desta forma, elimina-se a necessidade de múltiplos sistemas com diferentes unidades exteriores, pelo que se reduzem também os custos de instalação e as emissões de carbono, melhorando a pegada ecológica.

Esta abordagem inovadora oferece uma experiência integrada em arrefecimento, aquecimento e fornecimento de AQS, na medida em que o sistema recicla a energia do processo de climatização, fornecendo água quente gratuita para uso doméstico no Verão, resultando em economias significativas de energia e na redução de resíduos materiais e de requisitos de espaço.

 

 

Este artigo foi originalmente publicado na Edição nº 154 da Edifícios e Energia (Julho/Agosto 2024).
As ideias expressas são da responsabilidade dos autores.