Os Prémios Palmarés Architecture Aluminium TECHNAL 2024, distinguiram em Madrid os projetos de arquitetura executados em sistemas de alumínio Technal em Portugal e Espanha. Foi no âmbito da Convenção Aluminier TECHNAL que sete obras foram premiadas, enquanto nove receberam menções honrosas nas cinco categorias do concurso: HABITAR – Habitação Unifamiliar, HABITAR – Habitação Coletiva, DESCOBRIR, TRABALHAR e REABILITAR.
Esta edição contou com uma novidade nos critérios de avaliação: o reconhecimento da abordagem sustentável dos projetos, sublinhando a necessidade de avançar na descarbonização da arquitetura com base na inovação.
E os vencedores foram: na categoria HABITAR (Habitação Unifamiliar) foi distinguida a Casa en Rojo, Cebreros, em Ávila, do estúdio Entresitio; da mesma categoria, como Habitação Coletiva, foi galardoado o Edificio de 47 Viviendas de Proteção Oficial, em Torre Baró, em Barcelona, projeto dos gabinetes de arquitetura: Dataae, narch arquitecctes e maira arquitectes.
A categoría REABILITAR contou com dois projetos vencedores: o projeto português Cinema Batalha, do Atelier 15, no Porto, e o Gomilla Mallorca, em Palma de Maiorca, do MVRDV + GRAS Reynés Arquitetos. Já na categoria DESCOBRIR foram vencedores a Faculdade de Humanidades y Ciencias de la Comunicación CEU, localizada em Madrid, do Nieto Sobejano Arquitectos, e a Fundación Laboral de la Construcción de Comunidad Valenciana, em Valência, do MRM arquitetos.
O estúdio Rosalind, em Málaga, do estúdio Primitivo González e.G.a, foi o distinguido na categoría TRABALHAR.
O júri que elegeu os projetos vencedores foi composto por personalidades de renome no setor da arquitetura em Portugal e Espanha, nomeadamente, Miguel Saraiva, fundador e arquiteto do estúdio Saraiva + Associados, Paulo Martins, CEO do Paulo Martins Arquitetura & Design; o fundador do escritório de arquitetura com foco internacional e sede em Barcelona, Felipe Pich – Aguilera, co-fundador do atelier PichArquitects, José Toral, fundador do atelier PERIS+TORAL ARQUITECTES sediado em Barcelona, Paloma Baquero, do atelier com sede em Granada, Serrano + Baquero Arquitetos e por Albert Sagrera, da Societat Orgânica, especialista em análise do ciclo de vida, fecho de ciclo de vida de materiais e estudos hídricos.
A próxima edição dos Prémios Palmarés Architecture Aluminium TECHNAL já está prevista para 2026. A pensar no utilizador final e na otimização dos materiais, a avaliação dos projetos vencedores apresenta em comum o design e a arquitetura única.
O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa.
Fonte: Press Release