A R.Power, um produtor independente de energia (IPP) e um dos principais promotores de centrais fotovoltaicas na Polónia, anunciou a entrada em funcionamento da sua segunda central fotovoltaica em Portugal. O projecto, localizado na Sertã, no distrito de Castelo Branco, tem uma capacidade de 4,8 MWp.
A nova central gera energia utilizando mais de 8.600 módulos fotovoltaicos bifaciais. A central eléctrica está situada numa área de aproximadamente 9 hectares. A produção energética da central será de 8,4 GWh anuais, suficiente para satisfazer as necessidades energéticas de mais de 3.300 lares. A redução anual prevista das emissões de CO2 ultrapassará 1.400 toneladas.
A energia produzida pela central será vendida no âmbito de um contrato de compra de energia (PPA). A central eléctrica foi construída pela empresa polaca Nomad Electric, sendo a Nomad Electric Services responsável pela sua operação e manutenção.
A central da Sertã é mais um projecto fotovoltaico da R.Power em Portugal. Em Maio deste ano, a empresa anunciou a entrada em funcionamento da sua primeira central fotovoltaica internacional, localizada perto de Terena. A capacidade combinada de ambos os projectos é de 13,2 MWp. Actualmente, a empresa está a desenvolver seis projectos adicionais de energia solar em Portugal, todos eles com conclusão prevista para breve, o que elevará a capacidade total do portfólio da R.Power no país para quase 70 MWp.
Para além de Portugal e da Polónia (onde a R.Power é um líder no sector fotovoltaico), a empresa está também a desenvolver projectos na Roménia e planeia expandir-se activamente em Espanha e na Alemanha.
O texto acima é da inteira responsabilidade
das empresas/entidades em causa. Fonte: Press Release