“Comprometidos com a sustentabilidade” e com um “espírito de inovação”, a OBO Bettermann, uma das principais fabricantes de sistemas para instalações eléctricas de equipamentos electrotécnicos e em edifícios, procura ser “pioneira na transição energética”.
As palavras são de Pedro Faria, director geral da OBO Bettermann Portugal, que dá a conhecer algumas das “soluções orientadas para o futuro” da empresa.
Como é que a OBO Bettermann está a contribuir para a sustentabilidade na construção de edifícios?
Na OBO, estamos comprometidos com a sustentabilidade em todas as nossas operações. Os nossos produtos são projectados, sem prejudicar a qualidade, para o menor impacto em termos de sustentabilidade. Além disso, estamos constantemente a inovar para encontrarmos novas formas de reduzir, principalmente, o nosso impacto ambiental, utilizando materiais recicláveis, processos mais amigos do ambiente e promovendo a eficiência energética em todos os nossos projetos.
Que tipo de soluções sustentáveis é que a OBO Bettermann oferece para os edifícios?
A OBO quer ser pioneira na transição energética, com soluções de produtos inovadoras, bem como com medidas amigas da energia nas instalações da OBO em todo o mundo. A OBO tenta acompanhar as mais recentes tendências no que diz respeito a soluções de sistemas abrangentes para moldar a transição energética e trazer sustentabilidade às cidades. Alguns exemplos são a utilização de materiais reciclados na produção, tal como a reciclagem circular interna nas fábricas, e ainda novas soluções de mobilidade (carregadores para veículos eléctricos), lançadas em Portugal recentemente, e soluções para sistemas fotovoltaicos, a introduzir no nosso mercado ainda neste ano. Estas últimas vão permitir apoiar as famílias a tornarem-se, elas próprias, produtoras descentralizadas de electricidade verde e, portanto, [a assumirem-se como] um importante impulsionador da transição energética.
Como é que a OBO Bettermann está a lidar com os desafios específicos associados à sustentabilidade na indústria da construção?
Reconhecemos que esta indústria enfrenta desafios únicos quando se fala da sustentabilidade, como a necessidade de reduzir as emissões de carbono e a de minimizar o desperdício de materiais. Assim sendo, todos os produtos OBO são projectados para uma maior facilidade de instalação, permitindo a redução dos tempos de montagem e contribuindo para menores desperdícios no local de construção. Vamos também continuar a manter o investimento no suporte à digitalização do mercado com o apoio à implementação do comércio electrónico, a digitalização de processos como a facturação e a disseminação do BIM como metodologia de trabalho, [acções] que permitem tornar os projectos mais eficientes em termos de tempo, custo e escolha de soluções.
Como é que a OBO Bettermann planeia continuar a promover a sustentabilidade no futuro?
O espírito de inovação está no nosso ADN – e no nosso nome. Em 1952, os engenheiros da OBO inventaram o primeiro pino de metal que podia ser inserido na parede sem furar. Uma verdadeira inovação para a época. “Nenhum furo” passou a fazer parte da nossa marca e o espírito inovador da primeira bucha da OBO ainda está presente em cada um dos nossos produtos. Com soluções orientadas para o futuro, tornamos a infraestrutura de energia e dados mais segura, económica e simples. Com as nossas inovações, contribuímos decisivamente para o desenvolvimento adicional do mundo globalmente interligado, juntamente com os nossos clientes e parceiros. Estamos sempre à procura de melhorar os nossos produtos e as nossas práticas para promover a sustentabilidade, tanto ao nível ambiental, [e] social, como económico. Isto inclui investir em pesquisa e desenvolvimento para encontrar novas e inovadoras soluções, trabalhar em parceria com os nossos fornecedores para garantir que eles também estão comprometidos [com a sustentabilidade] e informar os nossos clientes sobre a importância da construção sustentável. Neste sentido, a OBO vai continuar a apostar em formação, porque consideramos que é um pilar diferenciador no mercado. Para isso, temos à disposição a OBO Academy, que disponibiliza formação gratuita.
PRODUTOS E SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS DA OBO BETTERMANN
ION Wallbox
Carregamento sustentável, eficiente e voltado para o futuro.
O ION Wallbox integra um sistema fotovoltaico de tecnologia sofisticada que fornece energia renovável, permitindo uma mobilidade sustentável e eficiente, tanto a nível económico como ambiental.
Caixas para paredes ocas
Feitas com 80 % de material reciclado de elevada qualidade.
Caixas de derivação – Série T
Todas as caixas de derivação da série T têm resistência à radiação UV, aumentando a durabilidade e reduzindo a necessidade de manutenção. Pela necessidade de durabilidade, são fabricadas em material polipropileno termoplástico, mas livre de halogéneos (sem cloro, flúor e bromo), e, em caso de incêndio, não libertam gases tóxicos nem corrosivos, o que evita a intoxicação por fumo e danos nos materiais que possam danificar a estrutura de um edifício.
Caminhos de cabos em chapa
A OBO revolucionou a cabelagem moderna dos caminhos de cabos com os novos produtos KTS Magic. Através do processo de fabrico DUO-Plus, são emitidas menos cerca de 2 600 toneladas de CO2 na produção em relação a processos padrão. Isto significa que os sistemas de caminhos de cabos OBO não só têm mais capacidade de carga e são fáceis de instalar, como também são amigos do ambiente.
Este artigo foi originalmente publicado na Edição nº 153 da Edifícios e Energia (Maio/Junho 2024) . As ideias expressas são da responsabilidade dos autores.