Ordem dos Arquitectos e Casa da Arquitetura celebram Souto de Moura em Barcelona

A Ordem dos Arquitectos (OA) e a Casa da Arquitetura (CA) levam a Barcelona um programa conjunto de celebração da arquitetura portuguesa e da obra de Eduardo Souto de Moura, no âmbito do Congresso Mundial dos Arquitetos da União Internacional de Arquitectos (UIA) e da atribuição da Medalha de Ouro da UIA 2026 ao arquiteto português.

Entre 28 de junho e 2 de julho, esta presença reforça o papel internacional da arquitetura portuguesa e o compromisso das duas instituições na promoção global da cultura arquitetónica nacional.

Portugal no Congresso Mundial da UIA

A OA participa no Congresso com uma delegação encabeçada por Avelino Oliveira, Presidente da Ordem, contribuindo para o debate internacional sobre o futuro da profissão, das cidades, do território e das grandes tendências da arquitetura contemporânea.

“A presença da Ordem dos Arquitectos em Barcelona reafirma o papel central que Portugal ocupa hoje no panorama internacional da arquitetura. A nossa presença dá força à narrativa da arquitetura portuguesa enquanto espaço de partilha, diálogo e projeção daquilo que somos e do que queremos continuar a ser”, afirma Avelino Oliveira.

A Ordem terá um stand institucional dedicado à arquitetura nacional e participará em vários momentos oficiais do Congresso.

Medalha de Ouro da UIA 2026 para Eduardo Souto de Moura

A Medalha de Ouro da UIA será atribuída a Souto de Moura a 30 de junho, na Basílica da Sagrada Família, em cerimónia que contará com representantes do Estado Português.

“Será profundamente simbólico ver Eduardo Souto de Moura receber a Medalha de Ouro da UIA na Sagrada Família. O seu acervo documental, preservado na Casa da Arquitetura, testemunha uma obra que transcende fronteiras e que continua a inspirar gerações, tal como a Sagrada Família. Esta distinção reforça a importância da arquitetura portuguesa no mundo e a necessidade de preservar e divulgar o seu legado”, afirma Nuno Sampaio, Diretor-executivo da Casa da Arquitetura.

Programa de homenagem — 1 de julho

Associado Honorário da Casa da Arquitetura, onde depositou o seu acervo em 2019, Souto de Moura está no centro de um programa de homenagem organizado pela Casa da Arquitetura, a Ordem dos Arquitectos e a Embaixada de Portugal em Espanha, a decorrer a 1 de julho em dois espaços de Barcelona.

16h00 — Disseny Hub Barcelona

Conversa “Architecture in transition: practices and the future”.

  • Abertura: Avelino Oliveira (OA), Nuno Sampaio (CA) e Marta Vall-Llossera, Presidente do Colégio Superior dos Arquitetos de Espanha.
  • Programa: intervenção inicial de Nuno Grande, seguida de conversa entre Eduardo Souto de Moura, Inês Lobo e Manuel Aires Mateus, com moderação de Wilfried Wang.
  • Encerramento: Madalena Oliveira e Silva, Presidente da AICEP, e Patrícia Gonçalves Costa, Secretária de Estado da Habitação.

20h30 — MOCO Museum

Receção comemorativa promovida pela Casa da Arquitetura, com Nuno Sampaio, Iñaqui Carnicero, Secretário-Geral de Agenda Urbana, Habitação e Arquitetura, Patrícia Gonçalves Costa e José Augusto Duarte, Embaixador de Portugal em Espanha. No mesmo espaço, abre a instalação “Ucronia”, produzida pela Casa da Arquitetura e dedicada à obra de Souto de Moura, seguida de uma sessão de cumprimentos.

Ucronia

Instalação digital a partir de esquissos inéditos do arquiteto, realizados na segunda metade dos anos 1970. Reúne vídeos desenvolvidos pelo 18—25 Research Studio em colaboração com Eduardo Souto de Moura, revelando as atmosferas e linguagens de representação da série de “monumentos imaginários” — capriccios que evocam a ideia de autonomia disciplinar da arquitetura.

Curadoria de Pedro Bandeira e curadoria-adjunta de Paula Melâneo.

Apoios: ASUS ProArt, Panoramah! e Space Collectors.


O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa.
Fonte: Press Release

PARTILHAR

PUBLICIDADE

REVISTA

AGENDA

SOBRE O AUTOR