TRENDING:

A evolução do setor da energia
A ENERGIA: transição de quê?
INESC TEC lidera projecto europeu para construir plataf...
Edificios e Energia
  • Notícias
    • Empresas
    • Entrevista
    • Opinião/Análise
    • #FORUM
  • Revista Impressa
  • Revista Digital
  • Subscrições
  • Mercado
    • Directório Profissional

Select Page

Marca AENOR N sustentável

Posted by Edifícios e Energia | Ago 7, 2025 | Empresas

Marca AENOR N sustentável

A Gyptec Ibérica é uma empresa portuguesa, inserida no Grupo Preceram, que se dedica à produção de placas de gesso utilizando métodos sustentáveis desde 2009.

Partindo desta descrição resumida, desenvolve-se toda uma atividade complementar de concepção e caracterização de soluções construtivas que tragam mais-valia para a arquitectura e para as pessoas, que contribuam para a saúde e bem-estar e possibilitem a redução dos consumos de energia nos edifícios.

Esta missão, desenvolve-se em vários planos, desde logo na disponibilização dos materiais complementares necessários para a instalação dos sistemas construtivos: perfis, elementos de fixação, massas, bandas, um sem número de acessórios fabricados por empresas parceiras como a Perfisa.

Com a construção da fábrica de isolamentos em Oliveira do Bairro, o Grupo Preceram consolidou a sua oferta e foi possível à Gyptec ampliar a sua gama de produtos e soluções integrando a lã mineral Volcalis.

Paralelamente, existe todo um trabalho de investigação e desenvolvimento na procura das melhores soluções, no plano técnico, mas também económico, que respondam às necessidades do mercado: eficiência energética, isolamento térmico e acústico, resistência ao fogo, durabilidade, redução do tempo de instalação.

Por último, mas não menos importante, o apoio técnico à prescrição e à implementação em obra. Continua a ser uma referência no setor o Manual Técnico Gyptec, desenvolvido com o Itecons e que já vai na sua 3ª edição.

Desde a génese da empresa estão preocupações de sustentabilidade muito fortes: redução do impacto ambiental com a utilização de matérias-primas recicladas e fontes de energia o mais limpas possível, fabrico de produtos com valor acrescentado para o consumidor que contribuíssem para o bem-estar e disponibilização ao mercado de soluções economicamente competitivas.

Este compromisso vem já de há muitos anos quando em 2013 introduziu a placa mais leve do mercado que permitiu reduzir o consumo de recursos e diminuir o impacto ambiental. Para além de uma placa mais fácil de manejar e instalar, foi possível aumentar a quantidade de placas em cada transporte e reduzir o CO2 associado. Outra mais-valia dessa inovação foi a diminuição da condutibilidade térmica da placa de gesso Gyptec em 30%, tornando-a mais eficiente em soluções de reabilitação energética.

Especificamente, com vista à redução do consumo energético e redução das emissões de carbono, no final de 2022 foi instalado um novo sistema de produção de calor mais eficiente. No ano seguinte a Gyptec aumentou a capacidade instalada de produção fotovoltaica.

Estes investimentos resultam de uma política de melhoria contínua, alicerçada em princípios de eco design e avaliações de ciclo de vida. Consciente da importância destes instrumentos serem materializados em documentos comparáveis, a Gyptec registou uma Declaração Ambiental de Produto junto do DAP Habitat e, de imediato, começou a trabalhar no sentido de melhorar os indicadores ambientais identificados como menos favoráveis. 

COP28: Países comprometem-se a triplicar energias renováveis e duplicar eficiência energética
Leia também
COP28: Países comprometem-se a triplicar energias renováveis e duplicar eficiência energética

Procurando ser proativa e pioneira nesta área, já em 2025 a Gyptec recebeu a certificação AENOR N Sustentável (Ns). Esta certificação, baseada na certificação de qualidade N, adicionando critérios europeus de sustentabilidade Level(s), avalia periodicamente o compromisso do fabricante com a sustentabilidade, através da verificação de indicadores relacionados com aspetos sociais, económicos e ambientais. 

A Gyptec está empenhada em continuar a contribuir, com soluções incorporando materiais reciclados e de baixo impacto ambiental, para a construção e reabilitação sustentável de edifícios eficientes termicamente e com um excelente conforto acústico. 



O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release

Share:

PreviousZERO critica “os pequenos passos” dos programas E-Lar e Bairros Sustentáveis
NextUE prepara nova Lei da Economia Circular com impacto nos materiais de construção

About The Author

Edifícios e Energia

Edifícios e Energia

Related Posts

Sotecnisol Power lança ferramenta inovadora para gestão de centrais fotovoltaicas

Sotecnisol Power lança ferramenta inovadora para gestão de centrais fotovoltaicas

Abril 10, 2024

“Lisboa Clara”: O balcão único de Lisboa para o clima e energia

“Lisboa Clara”: O balcão único de Lisboa para o clima e energia

Abril 15, 2025

Com apoio PRR, Lisboa reforça resposta habitacional e entrega 50 casas acessíveis em Marvila

Com apoio PRR, Lisboa reforça resposta habitacional e entrega 50 casas acessíveis em Marvila

Agosto 5, 2025

Suministros Orduña: Ampliação da instalação fotovoltaica trifásica isolada em Menorca

Suministros Orduña: Ampliação da instalação fotovoltaica trifásica isolada em Menorca

Setembro 23, 2022

PUBLICIDADE

MREC1

MREC2

MREC3

HALFPAGE

MREC4

BannerLateral

Revista separador

Revista

Capa EE

Opiniao separador

Opinião

Autor #1

Celeste Campinho

Presidente da Direcção da...

Ver Artigos

Autor #2

Eduardo Maldonado

Professor Catedrático da FEUP...

Ver Artigos
  • O Certificado Energético e o SCE estão a precisar de uma “major renovation”
    por Eduardo Maldonado | Jul 2, 2025 | Notícias Opinião/Análise

    Uma vez que a nova EPBD vai obrigar a mudar a Lei, aproveite-se a ocasião para que o Sistema de Certificação Energética (SCE) não sofra apenas mais uma intervenção menor,  um “retoque”, como nas últimas revisões da EPBD, mas que se aproveite para pensar fora da caixa, para o reinventar, …

+ ver mais Autores

SCN

© EDIFÍCIOS E ENERGIA | powered by MobintegTermos e Condições | Aviso Legal | Ficha Técnica | Contactos

Subscrever a nossa newsletter

A subscrição foi feita com sucesso

© Edifícios e Energia | powered by Mobinteg

Subscreva a nossa newsletter semanal

Subscreva a nossa newsletter semanal

Receba todas as notícias e novidades da Edifícios e Energia na sua caixa de correio electrónica.

You have Successfully Subscribed!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.