O edifício moderno é inteligente, está ligado e, consequentemente, poupa energia. Em combinação com fontes de energia alternativas e soluções de iluminação eficientes, as emissões no sector da construção podem ser drasticamente reduzidas. Este facto contribui significativamente para alcançar os objectivos climáticos.

2.169 expositores apresentaram os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia de construção e tendências em design de iluminação inovador na Light + Building em Frankfurt am Main de 3 a 8 de março de 2024. Mais de 151.000 visitantes viajaram para a principal feira mundial de tecnologia de iluminação e serviços de construção.

 

 

“A atmosfera nos stands dos expositores, nos corredores e em todo o recinto de exposições foi simplesmente fantástica. Estamos extremamente satisfeitos pelo facto de tantos expositores e visitantes, bem como os nossos parceiros de longa data, terem dado continuidade à história de sucesso da principal feira mundial de tecnologia de iluminação e serviços de construção em 2024”, resume Wolfgang Marzin, Presidente e Diretor Executivo da Messe Frankfurt. E acrescenta: “Com a mudança para fontes de energia renováveis, maior eficiência e sustentabilidade nos edifícios, a indústria tem objectivos-chave na sua agenda. É por isso que utilizaram intensamente a plataforma, especialmente nos primeiros dias, para apresentar e descobrir inovações e fazer avançar temas-chave. Afinal, se quisermos atingir os objectivos de proteção do clima, o sector da construção é um marco essencial. É lamentável que as greves dos transportes ferroviários e aéreos já tenham afetado o terceiro maior evento internacional da Messe Frankfurt desde o início do ano”.

 

 

Os edifícios do futuro e as soluções de iluminação inspiradoras
Os principais tópicos são a eletrificação e a digitalização de casas e edifícios para reduzir as emissões e reutilizar matérias-primas. Na Light + Building, a indústria apresentou a infraestrutura digital e eletrotécnica para este efeito e, nesta base, mostrou soluções para o controlo dinâmico de energia, sistemas de armazenamento de energia e aplicações para segurança conectada. Uma área em crescimento é a gama de infra-estruturas de mobilidade eléctrica e de carregamento, bem como inovações e produtos para sistemas e componentes descentralizados de fornecimento de energia.

 

 

A luz desempenha um papel importante na arquitetura do futuro. Na Light + Building 2024, 65 por cento dos expositores pertenciam a este sector. Apresentaram soluções de iluminação de alta qualidade para áreas interiores e exteriores, bem como conceitos dinâmicos de salas. As modernas instalações LED garantem uma eficiência contemporânea e integram-se harmoniosamente na arquitetura ou realçam os elementos de design. A iluminação deve proporcionar o máximo conforto visual em todos os ambientes de vida e de trabalho. Graças aos materiais utilizados, a iluminação acústica combina uma atmosfera de iluminação agradável com funções de absorção de som. A sustentabilidade desempenha um papel essencial tanto nos materiais utilizados como nos processos de fabrico.

 

Light + Building 2024 em números
O portfólio de alta qualidade, extenso e internacional de tecnologia de iluminação e serviços de construção impressionou os visitantes. 95 por cento deles ficaram extremamente satisfeitos com o que estava em exposição e afirmaram ter atingido 93 por cento dos seus objectivos de participação na feira. A maioria dos visitantes do ponto de encontro da inovação veio da Alemanha, China, Itália, Países Baixos, França, Suíça, Bélgica, Áustria, Reino Unido, Espanha e Polónia. No total, vieram de 146 países – incluindo, por exemplo, a Índia, os EUA, os Emirados Árabes Unidos, a Austrália, o Brasil e Singapura. O grau de internacionalidade foi, portanto, de 51%. O nível de internacionalidade dos 2 169 expositores também foi elevado, com 76%.



Ponto de encontro da comunidade dos media sociais

A comunidade dos media sociais também foi bem acolhida na Light + Building. Nos dias 3 e 4 de março, os principais criadores de conteúdos no sector da tecnologia de iluminação e de serviços de construção reuniram-se para os Power Creator Days. Para além de podcasts ao vivo, palestras de especialistas e estudos de casos, os visitantes tiveram a oportunidade de pedalar por uma boa causa e trabalhar em conjunto para atingir um objetivo de alta energia. No total, foram pedalados 1.510 minutos nas seis bicicletas de fitness. Os patrocinadores converterão o resultado num donativo em dinheiro para a Fundação Leberecht, que a Messe Frankfurt duplicará. O montante exato será anunciado nas redes sociais após o Light + Building.

A próxima edição do Light + Building terá lugar de 8 a 13 de março de 2026, em Frankfurt am Main.

Images Copyright ©: Messe Frankfurt Exhibition GmbH; Jochen Günther

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa.
FONTE: Press Release