Empresa faz parceria com universidades norueguesas e italianas para estabelecer o European Consortium for Advanced Heat Pump Research.

 

 

A LG Electronics está a estabelecer um triângulo global de I&D que une a América do Norte, a Europa e a Ásia para liderar o mercado global de bombas de calor e garantir bombas de calor de próxima geração especificamente concebidas para zonas climáticas frias. A empresa pretende desenvolver tecnologias cruciais regionalmente especializadas e otimizadas para o clima frio do norte da Europa através do estabelecimento do European Consortium for Advanced Heat Pump Research (ECAHR).

A colaboração com as principais universidades europeias surge no seguimento da fundação do LG Advanced Cold Climate Heat Pump Laboratory no Alasca, nos EUA, no ano passado, sendo que a empresa planeia expandir os esforços para melhorar a performance dos seus produtos de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) em climas de baixas temperaturas. Em agosto, a LG vai dar um passo em frente na sua investigação sobre bombas de calor para climas frios em Harbin, com uma parceria com uma prestigiada universidade chinesa.

A LG celebrou a assinatura no dia 18 de junho com uma cerimónia no auditório principal da Oslo Metropolitan University, na Noruega, para marcar o início do consórcio. Os membros incluem a Oslo Metropolitan University, a Norwegian University of Science and Technology (Norges Teknisk-Naturvitenskapelige Universitet), e a University of Naples Federico II, um instituto italiano com pesquisa intensa e ativa em AVAC para climas frios.

 

 

Durante o último inverno, o norte da Europa registou um clima frio recorde, com temperaturas abaixo dos 40 graus Celsius negativos. Nestas regiões, alcançar uma elevada eficiência de aquecimento é um desafio devido à dificuldade de comprimir refrigerantes a pressões mais baixas. Para resolver esta questão, a LG estabeleceu este consórcio, de forma a desenvolver bombas de calor capazes de proporcionar uma performance de aquecimento de topo, mesmo em condições de frio extremo.

Paralelamente, a empresa procura otimizar as suas principais tecnologias para liderar os esforços globais de eletrificação e expandir a disponibilidade de aquecimento suplementar na Europa.

Em 2022, a EU lançou o plano REPowerEU, com o objetivo de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis provenientes da Rússia e expandir fontes de energia novas e renováveis até 2030. Como resultado, a procura de equipamentos elétricos de alta eficiência e de sistemas de aquecimento e arrefecimento com bombas de calor aumentou em todo a Europa, alimentando os esforços para reduzir o consumo de energia e alcançar a neutralidade carbónica.

Além disso, a LG encontra-se no processo de estabelecer um sistema operacional local abrangente para o seu negócio AVAC, o que deverá impulsionar o crescimento das suas operações B2B. O sistema cobre todas as etapas a nível local, desde a I&D até às vendas, manutenção e operações.

No anúncio da Future Vision 2030 da LG no ano passado, o CEO William Cho destacou a otimização da capacidade B2B como um dos três principais fatores de crescimento. Alinhando-se com esta visão, o negócio AVAC estabeleceu uma meta ambiciosa: mais do que duplicar as suas vendas até 2030 e assumir a primeira linha enquanto empresa global de soluções de aquecimento e arrefecimento.

“O nosso objetivo passa por expandir a nossa presença em todo o mundo, desenvolvendo tecnologias para bombas de calor de próxima geração, adaptadas às diversas condições climáticas de cada região”, afirma James Lee, head da Air Solution Business Unit da LG Electronics Home Appliance & Air Solution Company. “Continuaremos a expandir a nossa presença no mercado global, agregando valor de forma a impulsionar o crescimento do nosso negócio AVAC”.

 

 

O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa.
Fonte: Press Release