Reestruturação estratégica para aumentar a sinergia e impulsionar o crescimento nas principais áreas de negócios.

 

A LG Electronics acaba de anunciar uma série de mudanças organizacionais e nomeações executivas após aprovação do conselho de administração. Esta reestruturação visa acelerar a estratégia de médio e longo prazo da empresa, Future Vision 2030, otimizando a sinergia interorganizacional e inovado o seu portefólio de negócios.

A reestruturação centra-se no reagrupamento das unidades operacionais de negócios* da LG para maximizar o potencial dos negócios existentes, fortalecer as operações de serviços baseadas em plataformas, acelerar iniciativas B2B e garantir novos motores de crescimento em setores promissores. Estas mudanças visam aumentar a eficiência através da seleção estratégica e da concentração de capacidades, criando assim uma maior sinergia entre as empresas e reforçando a competitividade futura.

Para liderar esta transformação, a LG nomeou profissionais qualificados com conhecimentos excecionais, enfatizando o aumento da competitividade a longo prazo da empresa através do desenvolvimento de organizações de alta performance.

Principais mudanças na estrutura de negócios

Será criada uma nova empresa para reforçar o crescimento do negócio de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC), uma componente crucial da estratégia de aceleração B2B da LG. A Overseas Sales & Marketing Company funcionará agora como uma torre de controlo do negócio B2B no exterior. Além disso, as operações baseadas em ecrãs – incluindo TVs, monitores e sinalética – serão integradas para promover sinergias e expandir os negócios de serviços baseados em plataformas. Os novos motores de crescimento serão estrategicamente realocados para unidades de negócios com maior relevância empresarial, garantindo um suporte mais estável e criando sinergias entre áreas de negócios.

As quatro empresas vão passar a incorporar “Solution” nos seus nomes, refletindo a evolução da LG rumo à transformação num fornecedor de Smart Life Solutions, que tenha a capacidade de conectar e melhorar as experiências dos clientes em vários ambientes, incluindo residências, espaços comerciais, mobilidade e plataformas virtuais.

Reestruturação das empresas

A LG reestruturou as suas quatro empresas: Home Appliance Solution (HS), Company Media Entertainment Solution (MS), Vehicle Solution Company (VS) e Eco Solution (ES). Esta reorganização redefine as suas funções e identidades dentro da LG.

A Home Appliance Company passará a chamar-se HS Company de forma a alinhar-se com a sua visão Zero Labor Home Makes Quality Time. Para apoiar esta visão, a LG vai transferir o Platform Business Center – responsável pelo planeamento, desenvolvimento e operação do LG ThinQ – diretamente para a alçada da HS Company. Este realinhamento estratégico visa estabelecer a HS Company como líder em soluções de IA em diversos espaços, incluindo residências, áreas comerciais e veículos, respondendo eficazmente às necessidades dos clientes fora dos ambientes domésticos tradicionais. Além disso, a HS Company incorporará a Robot Business Division, que atualmente faz parte da BS Company, para integrar tecnologias centrais de robótica nas suas soluções de robôs domésticos. Lyu Jae-cheol vai continuar a liderar a HS Company.

A Home Entertainment Company vai mudar o seu nome para MS Company, em linha com o seu objetivo de se tornar numa potência de plataforma de media e entretenimento. A empresa vai integrar os negócios de Information Display e Information Technology, que fazem parte da BS Company, com os seus negócios de TV para criar sinergias nas operações de hardware e plataforma. Park Hyoung-sei vai continuar a liderar a MS Company, conduzindo a sua transformação numa plataforma de media e entretenimento.

A MS Company vai acelerar a expansão das áreas de negócios de serviços baseados em plataforma, ampliando a aplicação do webOS, utilizado principalmente em TVs inteligentes, para monitores, soluções de sinalética e sistemas de infotainment em veículos. O webOS vai evoluir para uma plataforma integrada de conteúdo e serviços para utilização interna e externa, aumentando a competitividade através de sinergias e uma melhor estrutura de negócios.

A Vehicle Component Solutions Company vai esclarecer o seu papel, mudando o seu nome para Vehicle Solution Company (VS), enfatizando o seu compromisso em fornecer soluções inovadoras em todo o ecossistema automóvel. Eun Seok-hyun vai continuar a liderar a empresa.

A ES Company foi criada recentemente. O negócio AVAC, anteriormente parte da H&A Company e um contribuidor significativo para o crescimento B2B da LG, vai agora operar como uma entidade independente sob a ES Company. Lee Jae-sung, atual head da Air Solution Business Division, vai liderar a ES Company, garantindo a continuidade do negócio AVAC com a mesma direção estratégica.

Dada a natureza do negócio AVAC – é muito baseado em projetos – e as características específicas do mercado e dos seus clientes, a LG determinou que optar por uma empresa com uma operação independente vai maximizar a competitividade futura e o potencial de crescimento. Com a criação da ES Company, a LG pretende posicionar-se como líder global de air solutions abrangentes.

Além disso, a ES Company vai assumir a responsabilidade pelo negócio de carregamento de veículos elétricos da BS Company, desempenhando um papel fundamental na promoção do crescimento B2B no setor da tecnologia limpa, um dos principais motores do crescimento futuro da LG.

Entretanto, para aumentar a competitividade das operações B2B no estrangeiro, a LG vai estabelecer a B2B Business Capability Enhancement Division sob a a Overseas Sales & Marketing Company.

O Chief Strategy Office (CSO), que também atuará como futura torre de controlo estratégico da LG, também vai supervisionar a aceleração da IA e vai responder aos desenvolvimento globais nesta área. O Chief Digital Office (CDO), anteriormente responsável pela transformação digital, será reorganizado dentro do DX Center e transferido diretamente para o CSO. O DX Center vai-se concentrar em impulsionar a performance dos negócios através de tecnologias generativas de IA e será liderado por Cho Jung-bum.

As nomeações executivas enfatizam a seleção de diversos talentos com experiência comprovada em vendas, serviços e I&D. Jung Pil-won, que lidera, atualmente, o TV Overseas Sales & Marketing Group, foi nomeado como MEA Region Representative, reconhecendo a sua vasta experiência em gestão de vendas no exterior e o seu profundo conhecimento dos mercados do Meio Oriente e de África. Paralelamente, Kim Jung-ho, Kim Yoo-seon e Choi Jung-won, que dirigem as subsidiárias da Arábia Saudita, Polónia e Malásia, respetivamente, foram promovidos a cargos executivos, em reconhecimento das suas contribuições significativas para o crescimento dos negócios.

Todas as nomeações são efetivas a partir do dia 1 de dezembro, sendo que as promoções entram em vigor a 1 de janeiro.

 

 

* Na estrutura organizacional da LG, a principais unidades operacionais de negócios denominam-se como Companies.

 

 

O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa.
Fonte: Press Release