A presente edição da Solar Decathlon foi coroada como vencedora de vários prémios para uma equipa espanhola, autores de um módulo sustentável e eficiente que possui sistemas KÖMMERLING nas suas janelas. No total, o projeto ganhou três dos prémios da competição.
A competição Solar Decathlon Europe 2019, recentemente realizada na Hungria, teve um protagonista claro e é uma equipa espanhola. Azalea, o projeto da Universidade Politécnica de Valência, ganhou três prêmios; incluindo o primeiro prémio na categoria de Arquitetura, o mais importante do concurso.
O projeto, que é sobre habitação sustentável, é uma homenagem a um dos edifícios mais tradicionais do jardim valenciano: la barraca. A equipe da UPV conseguiu misturar a estrutura triangular deste tipo de construção com as técnicas mais atuais em termos de eficiência e sustentabilidade. Na verdade, o requisito essencial do Solar Decathlon é que os projetos participantes usem apenas fontes de energia renováveis.
Essa combinação de tradição, eficiência e design também lhes rendeu o segundo prêmio em Eficiência Energética e o terceiro em Engenharia e Construção.
Sustentabilidade
Ao desenvolver a Azalea, a equipa sempre teve como premissa a sustentabilidade, o facto de que cobrir as necessidades atuais da moradia não afeta negativamente o futuro do planeta. Assim, o projeto é baseado num quartel valenciano, construído com materiais naturais, como madeira, e outros valencianos nativos, como a cerâmica.
Além disso, as mais recentes tecnologias e materiais inovadores foram incorporados, alcançando uma habitação auto-suficiente que produz a sua própria energia (através de painéis solares) e até mesmo a sua própria comida. Este último é conseguido graças à instalação de pomares com flora nativa adaptada ao clima, que permitem o cultivo de hortícolas. Para a irrigação, a limpeza e o uso da sanita são feitos de um sistema de reutilização da água da chuva com purificação biológica.
Design e eficiência com sistemas KÖMMERLING
A construção da Azalea é baseada em uma arquitetura modular e pré-fabricada, que enfatiza a continuidade do isolamento e a importância da estanqueidade e estanqueidade. Em todos estes aspetos, as janelas desempenham um papel fundamental, e mais levando em conta o tamanho das diferentes janelas.
O projeto possui dois grandes elevadores, fabricados com o sistema KÖMMERLING PremiDoor76; e três varandas com a carpintaria KÖMMERLING76. Tudo isso com o apoio da equipe técnica da Hermet10, fabricantes dos recintos e integrantes da Rede Oficial da marca alemã.
O sistema PremiDoor76, projetado para grandes compartimentos, destaca-se por um mecanismo no qual a folha se eleva. Permite alojar vidros de grande peso com um manuseio leve e fácil. Além disso, possui grande estabilidade e resistência, com vedação firme que protege contra diferentes condições climáticas (vento, chuva, etc.). Por seu turno, o KÖMMERLING76, o sistema utilizado na varanda, marca um “antes” e um “depois” em termos da tecnologia utilizada, oferecendo um elevado nível de eficiência energética e um design leve com uma estética muito cuidada.
A Azalea é o resultado da mistura de tradição, sustentabilidade, conforto, eficiência e tecnologia. Uma combinação de recursos que, juntamente com o alto desempenho dos produtos e materiais utilizados, os tornou uma combinação vencedora.
O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release