O Grupo Casais lança uma nova marca, a FioBlu, uma plataforma digital de venda de produtos e soluções de construção sustentáveis que permitem melhorar a eficiência construtiva e energética dos espaços e contribuir para o desenvolvimento de edifícios mais saudáveis.
Empenhada em criar ambientes voltados para o bem-estar dos seus utilizadores, a FioBlu torna acessível a todos – profissionais do setor e clientes particulares – um conjunto de soluções construtivas e decorativas de fácil aplicabilidade e design apelativo, com curadoria do Grupo Casais, respondendo assim à tendência global de digitalização dos serviços de compra, a par do imperativo crescente de uma construção mais responsável.
“A nossa plataforma online é uma verdadeira caixa de soluções que oferece elementos e componentes que podem ser montados e adaptados consoante as necessidades do cliente, tendo sempre em vista a inovação e a sustentabilidade. Abrimos um leque de novas possibilidades não só a arquitetos, engenheiros e decoradores de interiores, mas também a particulares que queiram, literalmente, pôr mãos à obra. Por disponibilizar soluções decorativas ou mesmo construtivas, modulares e de fácil aplicação, a FioBlu assume-se como uma ‘caixa de peças Lego’ ao serviço de uma construção mais rápida, mais eficiente e claro, mais sustentável”, refere Cristina Maia, gestora de ecommerce do Grupo Casais.
Entre as várias possibilidades customizáveis e adaptáveis, contam-se, por exemplo, as soluções construtivas modulares do sistema Cree (como lajes e fachadas) e Blufab (soluções para paredes interiores infraestruturadas), que, através da junção de componentes individuais pré-fabricados e padronizados, permitem a montagem rápida dos módulos no local de obra, com menores custos, menor tempo de obra on-site e mínimo impacto ambiental.
“Caminhamos para a industrialização da construção e queremos estar na linha da frente desta mudança, trazendo soluções dinâmicas e fomentando processos mais rápidos, eficientes e sustentáveis. Posicionamo-nos no mercado não como mais uma loja online generalista de venda de materiais de construção, mas como uma plataforma de soluções construtivas e energéticas, customizáveis e sustentáveis que permitem a criação de edifícios – e, nesse sentido, de cidades – mais inteligentes, eficientes e saudáveis”, explica Cristina Maia.
Com uma forte componente de inovação e tecnologia, os produtos disponibilizados na FioBlu resultam da sólida aposta do Grupo Casais em Investigação & Desenvolvimento (I&D), sendo desenvolvidos internamente ou com parceiros nacionais e internacionais. Exemplo disso é o Atmocube, um dispositivo de monitorização de qualidade do ar criado pela Casais e pela tecnológica Atmo®, que permite monitorizar os principais poluentes do ar, indicando o nível de conforto dentro dos edifícios. Aplicável em habitações, escritórios, restaurantes, hotéis, escolas, espaços comerciais e hospitais, este sistema analisa indicadores como pólen, ácaros ou bolores, compostos orgânicos voláteis, CO2, pressão atmosférica, humidade, temperatura, luminosidade e níveis de ruído.
A inovação está também ao serviço do mobiliário e da decoração. No portefólio da FioBlu destaca-se, por exemplo, o mobiliário infantil Carpin 4 Kids, um conjunto de estante, secretária, cadeira e mesa de trabalho em grupo, pensado para fomentar a criatividade e conforto na sala de aula ou mesmo em casa. Feito a partir de Valchromat, um derivado de madeira made in Portugal, proveniente de florestas geridas de forma sustentável, e colorido com corantes naturais, este produto mobiliário, não tóxico, conta com elementos que privilegiam a ergonomia e a adaptabilidade. Além da preocupação com o ambiente, apresenta igualmente uma vertente de sustentabilidade social, já que este produto foi originalmente concebido para mercados africanos (não só para mobilar instituições de ensino, como também para garantir, através do seu fabrico, uma fonte de rendimento a pessoas em desvantagem económica e social). Agora adaptada ao mercado português, com o apoio da FioBlu, esta solução, fácil de montar e sem recurso a cola ou ferragens, possibilita que as crianças criem o seu próprio espaço de estudo com a ajuda dos pais.
Ao encontro do design circular e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Com os olhos postos no futuro, a FioBlu pretende reforçar continuamente o seu portefólio de produtos, numa lógica de design circular, garantindo que não só os materiais têm um maior tempo de vida e fácil manutenção, como também podem ser posteriormente reutilizados ou reciclados.
A plataforma digital FioBlu está disponível em Portugal, mas brevemente chegará a Espanha, tendo a ambição de se expandir para outros mercados onde a Casais marca presença, com o selo de garantia de um grupo que alia as raízes de um passado sólido na construção a uma visão inovadora de um futuro feito de cidades mais verdes e inteligentes.
António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, refere: “A FioBlu é mais um passo que damos na nossa missão de acrescentar valor, enquanto organização empenhada em contribuir para a sociedade e na construção de um Planeta melhor para todos. O Grupo Casais soube sempre ter a capacidade de ver mais à frente, antecipando-se e dando resposta aos desafios globais que surgem, através da incorporação de inovação, engenharia e know how acumulado em praticamente 65 anos de experiência no setor da construção. Na última década, passámos a estar muito focados na oferta de soluções de construção estandardizadas (construção off-site), mais eficientes e amigas do ambiente, que vão ao encontro da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pela Organização das Nações Unidas. Acreditamos que esse é o caminho e o futuro da construção, pois temos consciência que o nosso setor é o terceiro maior contribuidor para as emissões de carbono.”
O líder do Grupo Casais acrescenta ainda: “A FioBlu traduz, também, a vontade da Casais em participar, de forma ativa, na digitalização da economia. O setor da construção tem também de trilhar esse percurso e, nós, como empresa líder, temos de dar o exemplo e assumir a dianteira deste processo. Do nosso ADN faz parte este espírito empreendedor, de aposta contínua na capacitação dos nossos trabalhadores e na procura de conhecimento, convictos de que a tecnologia deve estar cada vez mais ao serviço do bem-estar dos cidadãos.”
Alinhada com os valores e missão do Grupo Casais, a FioBlu – nome que ‘brinca’ com o nome da fita azul comummente utilizada pelos profissionais do setor para garantir alinhamentos perfeitos – surge com uma imagem mais moderna e tecnológica, desenvolvida pela agência Godesign, que traduz a sua vocação adaptativa e voltada para a construção eficiente e modular, com foco no bem-estar e na sustentabilidade.
O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release