O Museu do Côa, localizado em Vila Nova de Foz Côa implementou um ambicioso sistema de SACE, numa intervenção conduzida pela Geoterme, integrado num vasto projecto de eficiência energética que visa tornar o edifício mais sustentável e energeticamente eficiente.
Especializada em soluções energéticas de alta eficiência para edifícios, a Geoterme desempenhou um papel central na renovação do sistema SACE do Museu, o que permitirá uma gestão mais eficiente e sustentável do edifício.
Este sistema permitirá monitorizar e controlar, de forma centralizada, os diversos equipamentos e sistemas técnicos do edifício, permitindo uma exploração mais eficiente, com condições ambientais optimizadas.
Através do controlo do sistema SACE, será possível ajustar parâmetros como temperatura e humidade em diferentes áreas do museu, assegurando condições ideais para visitantes e funcionários, bem como para a preservação das obras de arte.
Além disso, o SACE contribuirá para a otimização do consumo energético, promovendo uma gestão mais eficiente dos recursos e alinhando-se com práticas sustentáveis.

Com esta iniciativa, a Geoterme reafirma a sua posição como referência na implementação de soluções inovadoras para a descarbonização de edifícios, demonstrando como a tecnologia pode ser uma aliada fundamental na gestão sustentável do património cultural. O Museu do Côa, por sua vez, reforça a sua vocação como instituição ambientalmente responsável, garantindo um futuro mais sustentável para as próximas gerações.
Conteúdo com Apoio da GEOTERME