Apesar da pandemia do coronavírus, a Energie, a única empresa 100 por cento portuguesa a produzir painéis na área do aquecimento de águas sanitárias e aquecimento central, fechou o primeiro trimestre deste ano com um crescimento de 11 por cento no mercado internacional, comparativamente com o período homólogo de 2019. “Foi um trimestre positivo, ainda que abrandamento económico se vá sentir, essencialmente, a partir de agora”, explica o CEO da Energie, Luís Rocha.

Os dados do primeiro trimestre deste ano foram positivos para a Energie, empresa da Póvoa de Varzim que produz painéis solares termodinâmicos. Durante os primeiros três meses de 2020, a Energie conseguiu exportar cerca de 900 painéis solares para o mercado internacional. Itália e Holanda foram os principais países de destino dos painéis solares portugueses, permitindo aumentar em 11 por cento o volume de negócios, face ao mesmo período de 2019.

Nestes números não estão contemplados os do mercado Ibérico que, segundo Luís Rocha, são ainda mais positivos.  Em Portugal, o volume de negócios aumentou 12,28 por cento, comparativamente com o primeiro trimestre do ano passado, com a venda de 220 painéis solares termodinâmicos. Já Espanha atingiu os 19,83 por cento. No entanto, de acordo com o CEO da Energie, o mercado espanhol “fechou”, depois do acelerar da pandemia, tendo as encomendas sido, entretanto, “suspensas”.

O primeiro trimestre “foi positivo” para a Energie. Contudo, Luís Rocha reconhece que os próximos meses serão difíceis, dada a desaceleração económica que se verifica em todo o mundo e pelo facto da pandemia do coronavírus ainda estar longe de controlo nos mais variados países. “A Energie irá continuar a batalhar, quer pelos trabalhadores da empresa, quer pela economia nacional”, assegura.

Da Zona Empresarial de Laúndos, na Póvoa de Varzim, a Energie exportou em 2019 para mais cerca de 50 países e cerca de 50 colaboradores. Neste momento, tem em construção uma nova unidade produtiva, cujos trabalhos se iniciaram em janeiro, num investimento de um milhão de euros.

Fundada em 1981, a Energie produz painéis solares termodinâmicos com aplicações no domínio do aquecimento central, das águas quentes sanitárias, da climatização de piscinas e do aquecimento de águas de grande volume.

O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release