Depois de introduzir o Sensor de Qualidade do Ar Interior (QAI) e a série de Unidades de Tratamento de AR (AHU) Modular T, a Daikin acaba de anunciar o lançamento de uma solução completamente integrada e que combina as vantagens de ambos os produto.
Integração total com a gestão QAI automatizada
O Sensor Daikin para a Qualidade do Ar Interior (QAI) pode agora ser totalmente integrado na solução de ventilação modular descentralizada da UTA Modular T da Daikin. A integração do sensor no sistema da UTA Modular T em funcionamento resulta numa gestão da qualidade do ar interior incrivelmente fácil: o sensor utiliza ativamente os dados recolhidos de espaços interiores para ajustar as definições da AHU, de forma que esta melhore a qualidade do ar interior, reduzindo automaticamente as concentrações de poluentes e pequenas partículas, como por exemplo COV´s, PM 10 e PM 2.5, e também otimizando os níveis de oxigénio, humidade e temperatura.
Este tipo de integração num sensor ambiental não tem paralelo no mercado atual. Estando disponível a partir de agora para comunicações com a UTA Modular T da Daikin, a capacidade de comunicação do Sensor de QAI da Daikin será ampliada a todas as séries Daikin AHU em 2024.
Monitorização em tempo real e alertas para os gestores de instalações
O Sensor de QAI da Daikin regista e monitoriza as condições de qualidade do ar interior através de uma variedade de parâmetros. Graças ao Sensor de QAI da Daikin e aos dados que este fornece, os gestores de edifícios podem monitorizar o estado da qualidade do ar interior em tempo real.
Para além de medir a qualidade do ar interior, o Sensor de QAI da Daikin também avalia a qualidade do ambiente interior e o conforto, como a poluição eletromagnética, por meio de parâmetros relacionados com o ruído e a iluminação, os quais também afetam o bem-estar das pessoas. O Sensor de QAI da Daikin garante uma instalação autónoma e tem 12 sensores diferentes integrados que monitorizam 15 parâmetros diferentes. Liga-se à rede WiFi, é fácil de configurar através de uma app de configuração dedicada e pode ser integrado na Cloud Daikin on Site – a solução de monitorização remota e manutenção inteligente da Daikin para sistemas de Applied.
O Sensor de QAI da Daikin monitoriza os níveis de qualidade do ar e de conforto interior e transmite para a Cloud Caelum – a plataforma de monitorização da Qualidade do Ar Interior e Ambiente da Daikin, que permite visualizar os resultados de cada espaço onde os sensores estão instalados. A plataforma web Caelum oferece opções para gerar relatórios com facilidade, disponibilizar um vídeo wall de projeção dos dados de monitorização em tempo real e configurar um sistema de notificações para quando os limiares de parâmetros específicos são ultrapassados. Como tal, o sistema consegue enviar mensagens de alerta quando os níveis de qualidade o ar interior e do ambiente se deterioram, gerando a necessidade de tomar medidas de correção.
Mais sobre a AHU Modular T da Daikin
Disponível em cinco tamanhos diferentes, com uma gama de caudal de ar de 200 m3/h até mais de 4000 m3/h, a unidade Modular T da Daikin é uma excecional solução de ventilação descentralizada para várias aplicações, incluindo escolas, escritórios, ginásios e lojas.
As principais características da unidade Modular T são:
- Purificação do ar garantida, graças às três fases separadas de filtragem, que garantem um ambiente seguro e saudável
- Permutador de calor de placas contracorrente de eficiência premium, recuperando até 93% da energia térmica
- Ligação Plug and play que, juntamente com o módulo DX, permite a combinação com unidades de condensação VRV ou ERQ para fornecer uma solução de ar novo completa, exclusiva da Daikin
- Um damper de mistura integrado, ajuda a otimizar consumos, de modo a reduzir os custos em funcionamento
- Unidade compacta, apenas 550 mm de largura (aprox. 800 m³/h) até 890 mm (aprox. 3 900 m3/h). Todos os tamanhos passam por portas padrão
- Ligação de todas as condutas pela parte superior
Juntamente com um leque abrangente de acessórios, estas características fazem da Modular T uma das gamas de AHU mais completas e compactas disponíveis no mercado.
A pegada mínima é uma das características que definem a nova unidade Modular T. Com uma profundidade máxima de 890 mm no modelo mais largo, a instalação nunca foi tão simples. Outros tamanhos das unidades da gama são igualmente compactos, com 790 mm, enquanto a unidade mais pequena (tamanho 03) tem apenas 550 mm de profundidade. Além disso, os modelos maiores são fornecidos em secções, para facilidade e rapidez de transporte e manuseamento.
O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa.
Fonte: Press Release