Projeto Porto Solar é apresentado esta sexta-feira, às 9h30. 
Mais de 5.200 m2 de módulos fotovoltaicos já instalados.

 

 

25 escolas e 4 edifícios municipais – Polícia Municipal, Quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros, Oficinas do Carvalhido e Viveiro Municipal – já estão a produzir energia renovável. São 5.200 metros quadrados de módulos fotovoltaicos, uma área equivalente a três Mercados Ferreira Borges. O projeto, que envolveu as empresas municipais Domus Social e Águas e Energia do Porto, bem como a Agência de Energia do Porto, é apresentado esta sexta-feira, às 9h30.

A visita terá início no Quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros, situado na Rua da Constituição, e conta com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do vice-presidente, Filipe Araújo, com o Pelouro do Ambiente e Transição Climática e o Pelouro da Inovação e Transição Digital, do vereador Pedro Baganha, com o Pelouro do Urbanismo e Espaço Público e o Pelouro da Habitação, e da vereadora Catarina Araújo, com o Pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto.

O projeto Porto Solar foi lançado em 2022, com o objetivo de promover a instalação de painéis fotovoltaicos em infraestruturas do Município. O grande objetivo é contribuir para a descarbonização da cidade, apontada para 2030 no âmbito do Pacto do Porto para o Clima.

Com uma grande fatia do investimento realizado em estabelecimentos de ensino, o projeto tem outras metas, como a sensibilização dos mais jovens para o tema da sustentabilidade e para a importância de recorrer a fontes de energia renováveis. Assim, o Município do Porto, através da Agência de Energia, vai promover uma ação de gamificação junto das 25 escolas básicas abrangidas pelo Porto Solar.

O propósito é possibilitar às crianças um primeiro contacto com as energias renováveis, de uma forma simples e divertida. Através de ecrãs colocados à entrada de cada escola, será possível observar, em tempo real, os valores de consumo e produção de energia na respetiva instituição de ensino.

PROGRAMA
9h30 – Chegada ao Quartel dos Sapadores Bombeiros
9h35 – Visita guiada ao edifício com foco nos espaços técnicos – com o apoio da Agência de Energia do Porto
9h50 – Subida da comitiva em autoescada para visualização panorâmica dos painéis fotovoltaicos (hipótese para fotógrafos/repórteres de imagem utilizarem a autoescada para captação de imagens)
10h10 – Declarações aos jornalistas
10h20 – Saída para a EB Bom Pastor (Rua de Arzila, 149)
10h30 – Visita guiada ao edifício com foco nos espaços técnicos – com o apoio da Agência de Energia do Porto
10h50 – Apresentação da componente de gamificação do projeto
11h00 – Final da visita

 

 

O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa.
Fonte: Press Release – Foto © Município do Porto