Numa altura em que a Europa procura acelerar a sua transição para um modelo energético mais descentralizado, digital e sustentável, um projecto europeu está a mudar a forma como os consumidores se relacionam com a energia. ECLIPSE é o nome da iniciativa e tem como missão envolver, informar e empoderar os consumidores de energia. 

“O projecto ECLIPSE coloca o utilizador final no centro, desenvolvendo uma aplicação intuitiva de monitorização de energia e um Quadro Europeu Comum de Referência (CERF) que, em conjunto, ajudam os consumidores a compreender, controlar e optimizar o seu consumo de energia”, explicam os coordenadores do projecto.

Mesmo com a proliferação de contadores inteligentes e plataformas de energia, muitos consumidores continuam à margem do sistema. Segundo a iniciativa, a explicação reside na falta de usabilidade, personalização e incentivos claros. 

Para colmatar essas lacunas, o projecto conduziu um inquérito europeu com quase 300 participantes, para compreender os comportamentos, motivações e obstáculos enfrentados pelos utilizadores. Com base nos resultados obtidos, o ECLIPSE criou um conjunto de cinco estratégias de envolvimento centradas no consumidor: 

  • Benefícios económicos: A aplicação oferece notificações personalizadas com oportunidades para reduzir custos, integrando mecanismos de resposta à procura. “Ao integrar incentivos de resposta à procura, como contas mais baixas ou recompensas financeiras, os utilizadores são encorajados a reduzir ou alterar o consumo de energia em momentos importantes”, defendem os coordenadores do projecto;   
  • Incentivos não financeiros: Para os utilizadores movidos por causas ambientais, estão disponíveis selos ecológicos, rankings de sustentabilidade e desafios comunitários; 
  • Adopção de tecnologias verdes: A app aconselha sobre investimentos como painéis solares, bombas de calor ou termóstatos inteligentes, com base em dados personalizados; 
  • Alertas para situações na rede: Durante picos de consumo ou situações críticas, os utilizadores recebem alertas que os incentivam a reduzir o consumo de forma voluntária; 
  • Orientações sobre eficiência energética: Com dicas práticas e tutoriais, a aplicação promove a literacia dos consumidores e fornece informação para casos como a melhoria do isolamento ou a geração da sua própria energia. 

O projecto ECLIPSE está a ser testado em 16 locais-piloto em toda a Europa. De acordo com a iniciativa, as primeiras demonstrações revelaram que existe um elevado interesse dos utilizadores em receber feedback em tempo real e que estão mais dispostos a participar em acções de redução de consumo. Registou-se também uma maior confiança no sistema energético graças a uma comunicação clara e personalizada. 

O Quadro Europeu Comum de Referência (CERF), que se encontra em desenvolvimento pelo projecto, pretende ser uma estrutura comum que possa ser adoptada por outras plataformas e iniciativas, garantindo a interoperabilidade e centrando o sistema energético nas necessidades dos cidadãos.

Fotografia de destaque: © ECLIPSE