TRENDING:

A evolução do setor da energia
A ENERGIA: transição de quê?
INESC TEC lidera projecto europeu para construir plataf...
Edificios e Energia
  • Notícias
    • Empresas
    • Entrevista
    • Opinião/Análise
    • #FORUM
  • Revista Impressa
  • Revista Digital
  • Subscrições
  • Mercado
    • Directório Profissional

Select Page

Marca AENOR N sustentável

Posted by Edifícios e Energia | Ago 7, 2025 | Empresas

Marca AENOR N sustentável

A Gyptec Ibérica é uma empresa portuguesa, inserida no Grupo Preceram, que se dedica à produção de placas de gesso utilizando métodos sustentáveis desde 2009.

Partindo desta descrição resumida, desenvolve-se toda uma atividade complementar de concepção e caracterização de soluções construtivas que tragam mais-valia para a arquitectura e para as pessoas, que contribuam para a saúde e bem-estar e possibilitem a redução dos consumos de energia nos edifícios.

Esta missão, desenvolve-se em vários planos, desde logo na disponibilização dos materiais complementares necessários para a instalação dos sistemas construtivos: perfis, elementos de fixação, massas, bandas, um sem número de acessórios fabricados por empresas parceiras como a Perfisa.

Com a construção da fábrica de isolamentos em Oliveira do Bairro, o Grupo Preceram consolidou a sua oferta e foi possível à Gyptec ampliar a sua gama de produtos e soluções integrando a lã mineral Volcalis.

Paralelamente, existe todo um trabalho de investigação e desenvolvimento na procura das melhores soluções, no plano técnico, mas também económico, que respondam às necessidades do mercado: eficiência energética, isolamento térmico e acústico, resistência ao fogo, durabilidade, redução do tempo de instalação.

Por último, mas não menos importante, o apoio técnico à prescrição e à implementação em obra. Continua a ser uma referência no setor o Manual Técnico Gyptec, desenvolvido com o Itecons e que já vai na sua 3ª edição.

Desde a génese da empresa estão preocupações de sustentabilidade muito fortes: redução do impacto ambiental com a utilização de matérias-primas recicladas e fontes de energia o mais limpas possível, fabrico de produtos com valor acrescentado para o consumidor que contribuíssem para o bem-estar e disponibilização ao mercado de soluções economicamente competitivas.

Este compromisso vem já de há muitos anos quando em 2013 introduziu a placa mais leve do mercado que permitiu reduzir o consumo de recursos e diminuir o impacto ambiental. Para além de uma placa mais fácil de manejar e instalar, foi possível aumentar a quantidade de placas em cada transporte e reduzir o CO2 associado. Outra mais-valia dessa inovação foi a diminuição da condutibilidade térmica da placa de gesso Gyptec em 30%, tornando-a mais eficiente em soluções de reabilitação energética.

Especificamente, com vista à redução do consumo energético e redução das emissões de carbono, no final de 2022 foi instalado um novo sistema de produção de calor mais eficiente. No ano seguinte a Gyptec aumentou a capacidade instalada de produção fotovoltaica.

Estes investimentos resultam de uma política de melhoria contínua, alicerçada em princípios de eco design e avaliações de ciclo de vida. Consciente da importância destes instrumentos serem materializados em documentos comparáveis, a Gyptec registou uma Declaração Ambiental de Produto junto do DAP Habitat e, de imediato, começou a trabalhar no sentido de melhorar os indicadores ambientais identificados como menos favoráveis. 

Pobreza energética: Governo aprova estratégia e criação de observatório nacional
Leia também
Pobreza energética: Governo aprova estratégia e criação de observatório nacional

Procurando ser proativa e pioneira nesta área, já em 2025 a Gyptec recebeu a certificação AENOR N Sustentável (Ns). Esta certificação, baseada na certificação de qualidade N, adicionando critérios europeus de sustentabilidade Level(s), avalia periodicamente o compromisso do fabricante com a sustentabilidade, através da verificação de indicadores relacionados com aspetos sociais, económicos e ambientais. 

A Gyptec está empenhada em continuar a contribuir, com soluções incorporando materiais reciclados e de baixo impacto ambiental, para a construção e reabilitação sustentável de edifícios eficientes termicamente e com um excelente conforto acústico. 



O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release

Share:

PreviousZERO critica “os pequenos passos” dos programas E-Lar e Bairros Sustentáveis
NextUE prepara nova Lei da Economia Circular com impacto nos materiais de construção

About The Author

Edifícios e Energia

Edifícios e Energia

Related Posts

Aprender na prática: foi assim o workshop do Passive House Center

Aprender na prática: foi assim o workshop do Passive House Center

Junho 3, 2025

Amara NZero Portugal com a bateria Powerwall da Tesla, compatível com instalações fotovoltaicas

Amara NZero Portugal com a bateria Powerwall da Tesla, compatível com instalações fotovoltaicas

Setembro 12, 2024

“Energia em Números”: relatório da ADENE e DGEG já disponível

“Energia em Números”: relatório da ADENE e DGEG já disponível

Julho 4, 2023

SunEnergy instala painéis solares na ETAR de Alcanena

SunEnergy instala painéis solares na ETAR de Alcanena

Janeiro 15, 2025

PUBLICIDADE

MREC1

MREC2

MREC3

HALFPAGE

MREC4

BannerLateral

Revista separador

Revista

Capa EE

Opiniao separador

Opinião

Autor #1

Celeste Campinho

Presidente da Direcção da...

Ver Artigos

Autor #2

Eduardo Maldonado

Professor Catedrático da FEUP...

Ver Artigos
  • O Certificado Energético e o SCE estão a precisar de uma “major renovation”
    por Eduardo Maldonado | Jul 2, 2025 | Notícias Opinião/Análise

    Uma vez que a nova EPBD vai obrigar a mudar a Lei, aproveite-se a ocasião para que o Sistema de Certificação Energética (SCE) não sofra apenas mais uma intervenção menor,  um “retoque”, como nas últimas revisões da EPBD, mas que se aproveite para pensar fora da caixa, para o reinventar, …

+ ver mais Autores

SCN

© EDIFÍCIOS E ENERGIA | powered by MobintegTermos e Condições | Aviso Legal | Ficha Técnica | Contactos

Subscrever a nossa newsletter

A subscrição foi feita com sucesso

© Edifícios e Energia | powered by Mobinteg

Subscreva a nossa newsletter semanal

Subscreva a nossa newsletter semanal

Receba todas as notícias e novidades da Edifícios e Energia na sua caixa de correio electrónica.

You have Successfully Subscribed!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.