Terminou no passado sábado a 27 ª edição da Tektónica – Feira Internacional da Construção, promovida pela Fundação AIP. Em comunicado, a organização faz um balanço “extremamente positivo” de um evento que ficou marcado pelo “crescimento significativo no número de empresas participantes – nacionais e internacionais – e, sobretudo, pela forte adesão de visitantes profissionais e público em geral”.
Realizada entre os dias 10 e 12 de Abril na FIL – Feira Internacional de Lisboa, a Tektónica contou com a participação de cerca de 400 expositores – dos quais 15% de origem internacional – e através dos quais foram apresentadas soluções dedicadas, por exemplo, à eficiência energética e aos edifícios. Em conjunto com o SIL – Salão Imobiliário de Portugal, a decorrer em simultâneo, foram ocupados mais de 45 mil metros quadrados de área de exposição, recebendo um total de 33 500 visitantes, entre profissionais e público em geral.
José Paulo Pinto, gestor da Tektónica, afirma que “os números alcançados nesta edição, quer ao nível da participação empresarial, quer na mobilização de visitantes, consolidam a feira como uma plataforma essencial para impulsionar o mercado da construção”. Destaca a inovação como pilar transversal a todos os sectores representados, e o compromisso do evento para valorizar produtos, serviços e equipamentos, “bem como promover e distinguir as empresas que apostam em soluções diferenciadoras num mercado em constante evolução”.
Durante o evento, decorreu a cerimónia de entrega de Prémios Tektónica Inovação. De um conjunto de mais de 40 candidaturas, foram atribuídos nove prémios e duas menções honrosas às seguintes empresas:
- Jeremias, com “Genius Ekkoair”, na categoria de Eficiência Energética;
- Pretensa – Inovação em Engenharia, com o sistema “Resisto 5.9”, na categoria Novos Processos Constructivos e Válvula Mecânica de Corte automático de Gás, na categoria de Novos Materiais;
- Daikin Air Conditioning Portugal, com “Daikin Cloud Service Residencial”, na categoria de Serviços;
- Nationalrev, com a solução “I.Geo Bx”, na categoria de Máquinas e Equipamentos;
- Standard Hidráulica, com o sistema de fixação “Top Fix System”, na categoria Banho;
- Frasa – Equipamentos de Cozinha e Energia, com o produto “Frasa Naturalair”, na categoria Cozinhas;
- Revigrés, com o produto “Tech 3D”, na categoria de Pavimentos e Revestimentos;
- Secil Sa, com o equipamento de estruturas de betão com tecnologia “Bewarm”, na categoria de Equipamentos de Exterior.
As menções honrosas foram atribuídas a Burger & Cie., com o sistema de instalação de revestimentos “Groove Rail” (categoria de Pavimentos e Revestimentos) e na categoria de Novos Processos Constructivos, o sistema “Skinium – The Wall System”, desenvolvido pelas empresas Perfisa, Gyptec Volcalis, Amorim Cork Solutions e Mapei.
A organização confirmou que a TEKTÓNICA irá regressar em 2026, com data a anunciar.

Fotografia de destaque: © Tektónica