A estratégia da Comissão Europeia para a Vaga de Renovação na Europa passa por, no mínimo, duplicar a taxa de renovação dos edifícios para 2 % até 2030, eliminando os obstáculos à renovação eficiente em termos de energia e de recursos. É neste sentido que é anunciada a Iniciativa para a Habitação Acessível, com o objectivo de tornar os edifícios mais sustentáveis, criar emprego e melhorar a qualidade de vida dos europeus.
A iniciativa está a lançar um programa de aprendizagem personalizado destinado a melhorar as competências dos profissionais das cidades, dos proprietários de habitação e das empresas para planearem ou realizarem projectos de construção ou de reabilitação sustentáveis em habitações a preços acessíveis.
O apoio será personalizado de acordo com as necessidades de cada beneficiário e fornecido por um grupo seleccionado de especialistas com provas dadas na liderança de projectos inovadores. O programa inclui recursos educativos, como orientação entre pares, visitas de estudo, workshops, aulas online, webinars sobre o acesso ao financiamento e sessões de apresentação de propostas.
Para fazer parte do programa de aprendizagem, os interessados devem preencher um formulário de candidatura. Com base nas respostas, a selecção das candidaturas será feita após a avaliação individual de um júri. De acordo com a iniciativa, serão seleccionados apenas 15 participantes para garantir que cada um recebe uma experiência de aprendizagem personalizada.
O período de candidaturas estará aberto até ao dia 28 de Fevereiro de 2025. O programa arranca no próximo mês e irá terminar em Março de 2026, mas, até lá, poderão ser considerados períodos de candidatura adicionais.
Fotografia de destaque: © Unsplash